sicnot

Perfil

Mundo

El Salvador regista primeiro dia sem homicídios em dois anos

© Jose Cabezas / Reuters

El Salvador, um dos países com mais violentos do mundo, registou na quarta-feira um raro dia sem homicídios, pela primeira vez nos últimos dois anos, anunciaram esta quinta-feira as autoridades.

O comissário da Polícia Nacional Civil, Howard Cotto, disse hoje que não foram reportados quaisquer homicídios no dia anterior neste país da América Central, conhecido pela cifras negras de assassinatos e mortes violentas.

A última vez que El Salvador teve um dia sem assassinatos aconteceu em 22 de janeiro de 2015, segundo os registos da Associated Press. Aconteceu também em 2013 e em dois dias do ano precedente.

Em 2015, El Salvador registou 104 homicídios por 100.000 habitantes, a taxa mais elevada do mundo daquele ano para um país sem situação de guerra.

No ano passado, os assassínios baixaram cerca de 20%, mas ainda assim El Salvador manteve-se entre os países mais violentos com 81,2 mortes por 100.000 habitantes.

Lusa

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22