sicnot

Perfil

Mundo

El Salvador regista primeiro dia sem homicídios em dois anos

© Jose Cabezas / Reuters

El Salvador, um dos países com mais violentos do mundo, registou na quarta-feira um raro dia sem homicídios, pela primeira vez nos últimos dois anos, anunciaram esta quinta-feira as autoridades.

O comissário da Polícia Nacional Civil, Howard Cotto, disse hoje que não foram reportados quaisquer homicídios no dia anterior neste país da América Central, conhecido pela cifras negras de assassinatos e mortes violentas.

A última vez que El Salvador teve um dia sem assassinatos aconteceu em 22 de janeiro de 2015, segundo os registos da Associated Press. Aconteceu também em 2013 e em dois dias do ano precedente.

Em 2015, El Salvador registou 104 homicídios por 100.000 habitantes, a taxa mais elevada do mundo daquele ano para um país sem situação de guerra.

No ano passado, os assassínios baixaram cerca de 20%, mas ainda assim El Salvador manteve-se entre os países mais violentos com 81,2 mortes por 100.000 habitantes.

Lusa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.