sicnot

Perfil

Mundo

Governo alemão "perplexo" por Trump se dizer vítima de denúncia ao estilo nazi

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, declarou-se esta quinta-feira "perplexo" com as declarações do Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, considerando-se vítima de métodos de denúncia dignos da Alemanha nazi.

Trump atacou na quarta-feira, em conferência de imprensa, os serviços de informações e a comunicação social por veicularem "informações falsas" sobre hipotéticas ligações secretas com Moscovo.

"É escandaloso, escandaloso, que as agências de informações tenham permitido [a divulgação de] informação que se revelou errada e falsa", declarou, acrescentando: "É o tipo de coisa que a Alemanha nazi fazia".

Inquirido sobre o assunto, à margem de um encontro com o seu homólogo egípcio, Sameh Choukri, o chefe da diplomacia alemã respondeu dizendo "estar tão perplexo [como os jornalistas]" e não estar em condições "de interpretar tais declarações".

Steinmeier lamentou igualmente não saber ainda quais são as grandes linhas da futura política externa dos Estados Unidos, observando ter "apenas ouvido chavões como ordem mundial, ordem económica, livre comércio, sírios e Médio Oriente".

"Cada Presidente deve encontrar o seu próprio estilo e é isso que vai fazer também o Presidente Trump. Não penso que, a longo prazo, ele fique satisfeito apenas enviando mensagens no Twitter -- eu seria totalmente incapaz de exprimir conceitos de política externa em 140 caracteres", comentou, numa referência à utilização feita por Trump da rede social, onde é seguido por 19,6 milhões de pessoas.

Frank-Walter Steinmeier tornou-se nos últimos meses um dos mais ferozes críticos de Donald Trump, que classificou antes da sua eleição como "pregador do ódio" e a sua vitória como uma perspetiva "assustadora" para o mundo.

O MNE alemão, de 60 anos, foi nomeado para ser, a partir de fevereiro, o próximo Presidente da República Federal da Alemanha, um cargo honorífico mas que garante uma grande liberdade de opinião.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25