sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA aprova primeira medida para desmantelar Obamacare

O Senado dos Estados Unidos deu o primeiro passo concreto para desmantelar a lei de saúde do governo Obama, conhecida como Obamacare, com uma votação a instruir comités parlamentares para traçarem legislações para reverter o programa, um dos principais legados do Presidente Barack Obama.

A votação foi aprovada por 51 votos contra 48. Segue agora para a Câmara dos Deputados, que deve votar ainda esta semana. Descartar o Obamacare é uma grande prioridade para muitos republicanos, bem como para o Presidente eleito Donald Trump.

Os republicanos disseram que o processo para desmantelar o Obamacare pode levar meses e o desenvolvimento de um plano substituto pode levar mais tempo, mas estão sob pressão de Trump para agir rapidamente.

Na quarta-feira, o Presidente eleito disse que a revogação e a substituição da lei devem acontecer "essencialmente simultaneamente".

Cerca de 20 milhões de norte-americanos ganharam acesso a cobertura de planos de saúde sob a legislação criada pelo governo Obama. A cobertura foi estendida com a expansão de um outro programa, chamado Medicaid, e através de consultas online onde os consumidores podem receber subsí­dios baseados no seu rendimento.

No passado, os republicanos lançaram sucessivos esforços legais e legislativos para derrubar a lei, criticando-a como um excesso do governo. Eles dizem que querem substituí­-la ao dar aos Estados, e nã ao governo federal, mais controle.

Mas, recentemente, alguns republicanos expressaram preocupações sobre a atual estratégia do partido de votar uma revogação sem ter um plano substituto pronto.

Reuters

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".