sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA aprova primeira medida para desmantelar Obamacare

O Senado dos Estados Unidos deu o primeiro passo concreto para desmantelar a lei de saúde do governo Obama, conhecida como Obamacare, com uma votação a instruir comités parlamentares para traçarem legislações para reverter o programa, um dos principais legados do Presidente Barack Obama.

A votação foi aprovada por 51 votos contra 48. Segue agora para a Câmara dos Deputados, que deve votar ainda esta semana. Descartar o Obamacare é uma grande prioridade para muitos republicanos, bem como para o Presidente eleito Donald Trump.

Os republicanos disseram que o processo para desmantelar o Obamacare pode levar meses e o desenvolvimento de um plano substituto pode levar mais tempo, mas estão sob pressão de Trump para agir rapidamente.

Na quarta-feira, o Presidente eleito disse que a revogação e a substituição da lei devem acontecer "essencialmente simultaneamente".

Cerca de 20 milhões de norte-americanos ganharam acesso a cobertura de planos de saúde sob a legislação criada pelo governo Obama. A cobertura foi estendida com a expansão de um outro programa, chamado Medicaid, e através de consultas online onde os consumidores podem receber subsí­dios baseados no seu rendimento.

No passado, os republicanos lançaram sucessivos esforços legais e legislativos para derrubar a lei, criticando-a como um excesso do governo. Eles dizem que querem substituí­-la ao dar aos Estados, e nã ao governo federal, mais controle.

Mas, recentemente, alguns republicanos expressaram preocupações sobre a atual estratégia do partido de votar uma revogação sem ter um plano substituto pronto.

Reuters

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Coreia do Norte acusa Guterres de ser subordinado dos EUA

    Mundo

    A Coreia do Norte criticou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem atuado como um subordinado.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC