sicnot

Perfil

Mundo

Senado dos EUA aprova primeira medida para desmantelar Obamacare

O Senado dos Estados Unidos deu o primeiro passo concreto para desmantelar a lei de saúde do governo Obama, conhecida como Obamacare, com uma votação a instruir comités parlamentares para traçarem legislações para reverter o programa, um dos principais legados do Presidente Barack Obama.

A votação foi aprovada por 51 votos contra 48. Segue agora para a Câmara dos Deputados, que deve votar ainda esta semana. Descartar o Obamacare é uma grande prioridade para muitos republicanos, bem como para o Presidente eleito Donald Trump.

Os republicanos disseram que o processo para desmantelar o Obamacare pode levar meses e o desenvolvimento de um plano substituto pode levar mais tempo, mas estão sob pressão de Trump para agir rapidamente.

Na quarta-feira, o Presidente eleito disse que a revogação e a substituição da lei devem acontecer "essencialmente simultaneamente".

Cerca de 20 milhões de norte-americanos ganharam acesso a cobertura de planos de saúde sob a legislação criada pelo governo Obama. A cobertura foi estendida com a expansão de um outro programa, chamado Medicaid, e através de consultas online onde os consumidores podem receber subsí­dios baseados no seu rendimento.

No passado, os republicanos lançaram sucessivos esforços legais e legislativos para derrubar a lei, criticando-a como um excesso do governo. Eles dizem que querem substituí­-la ao dar aos Estados, e nã ao governo federal, mais controle.

Mas, recentemente, alguns republicanos expressaram preocupações sobre a atual estratégia do partido de votar uma revogação sem ter um plano substituto pronto.

Reuters

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa