sicnot

Perfil

Mundo

Dois detidos em Ceuta por risco de terrorismo

A Guarda Civil espanhola deteve hoje em Ceuta duas pessoas que terão passado por um longo processo de radicalização e faziam agora parte de um grupo com um elevado grau determinação para desenvolver atividades terroristas.

Os agentes procederam esta manhã ao registo de seis domicílios e locais ocupados pelos detidos, onde esperam encontrar novas provas que ajudem a esclarecer as possíveis ligações entre os detidos, tanto em Espanha como noutros países, segundo o Ministério do Interior.

As detenções aconteceram na sequência de alegados crimes de terrorismo, considerando-se que os detidos subscrevem plenamente à estratégia do Estado Islâmico. A investigação, sobre o ambiente extremista de Ceuta, levou à descoberta de um grupo de pessoas que estariam numa fase avançada de radicalização.

Desde 2015, ano em que o Ministério do Interior elevou para 4 o nível de alerta antiterrorista, as Forças e Corpos de Segurança espanholas detiveram 180 extremistas.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52