sicnot

Perfil

Mundo

México designa novo embaixador nos Estados Unidos

© Carlos Jasso / Reuters

O Governo do México designou esta sexta-feira Gerónimo Gutiérrez Fernández como novo embaixador nos Estados Unidos, a uma semana da tomada de posse do Presidente eleito Donald Trump.

O atual representante diplomático em Washington, Carlos Manuel Sada Solana, deixa a embaixada oito meses após assumir o cargo, para ocupar a pasta de subsecretário para a América do Norte, indicou em comunicado a Secretaria de Relações Externas (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Apesar da substituição, Sada ainda assistirá à tomada de posse de Trump a 20 de janeiro em Washington, para assumir três dias depois o seu novo cargo no Executivo do Presidente Enrique Peña Nieto.

A nomeação de Gutiérrez deverá ser ratificada pelo Senado, após ser obtido o consentimento do Governo dos Estados Unidos.

Nas suas novas funções, Gutiérrez vai confrontar-se com a promessa de Trump em construir um muro fronteiriço e deportar milhares de imigrantes ilegais.

O futuro embaixador é atualmente diretor-geral do Banco de Desenvolvimento para a América do Norte (BDAN), com sede em San Antonio (Texas), uma instituição criada no âmbito do Tratado de livre comércio da América do Norte (NAFTA na sigla em inglês), um acordo questionado por Trump e que o republicano pretende renegociar por considerar que prejudica o seu país.

Economista com especialização em administração pública pela universidade de Harvard, fez parte dos últimos quatro governos do México.

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.