sicnot

Perfil

Mundo

México designa novo embaixador nos Estados Unidos

© Carlos Jasso / Reuters

O Governo do México designou esta sexta-feira Gerónimo Gutiérrez Fernández como novo embaixador nos Estados Unidos, a uma semana da tomada de posse do Presidente eleito Donald Trump.

O atual representante diplomático em Washington, Carlos Manuel Sada Solana, deixa a embaixada oito meses após assumir o cargo, para ocupar a pasta de subsecretário para a América do Norte, indicou em comunicado a Secretaria de Relações Externas (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Apesar da substituição, Sada ainda assistirá à tomada de posse de Trump a 20 de janeiro em Washington, para assumir três dias depois o seu novo cargo no Executivo do Presidente Enrique Peña Nieto.

A nomeação de Gutiérrez deverá ser ratificada pelo Senado, após ser obtido o consentimento do Governo dos Estados Unidos.

Nas suas novas funções, Gutiérrez vai confrontar-se com a promessa de Trump em construir um muro fronteiriço e deportar milhares de imigrantes ilegais.

O futuro embaixador é atualmente diretor-geral do Banco de Desenvolvimento para a América do Norte (BDAN), com sede em San Antonio (Texas), uma instituição criada no âmbito do Tratado de livre comércio da América do Norte (NAFTA na sigla em inglês), um acordo questionado por Trump e que o republicano pretende renegociar por considerar que prejudica o seu país.

Economista com especialização em administração pública pela universidade de Harvard, fez parte dos últimos quatro governos do México.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.