sicnot

Perfil

Mundo

México designa novo embaixador nos Estados Unidos

© Carlos Jasso / Reuters

O Governo do México designou esta sexta-feira Gerónimo Gutiérrez Fernández como novo embaixador nos Estados Unidos, a uma semana da tomada de posse do Presidente eleito Donald Trump.

O atual representante diplomático em Washington, Carlos Manuel Sada Solana, deixa a embaixada oito meses após assumir o cargo, para ocupar a pasta de subsecretário para a América do Norte, indicou em comunicado a Secretaria de Relações Externas (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Apesar da substituição, Sada ainda assistirá à tomada de posse de Trump a 20 de janeiro em Washington, para assumir três dias depois o seu novo cargo no Executivo do Presidente Enrique Peña Nieto.

A nomeação de Gutiérrez deverá ser ratificada pelo Senado, após ser obtido o consentimento do Governo dos Estados Unidos.

Nas suas novas funções, Gutiérrez vai confrontar-se com a promessa de Trump em construir um muro fronteiriço e deportar milhares de imigrantes ilegais.

O futuro embaixador é atualmente diretor-geral do Banco de Desenvolvimento para a América do Norte (BDAN), com sede em San Antonio (Texas), uma instituição criada no âmbito do Tratado de livre comércio da América do Norte (NAFTA na sigla em inglês), um acordo questionado por Trump e que o republicano pretende renegociar por considerar que prejudica o seu país.

Economista com especialização em administração pública pela universidade de Harvard, fez parte dos últimos quatro governos do México.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.