sicnot

Perfil

Mundo

México designa novo embaixador nos Estados Unidos

© Carlos Jasso / Reuters

O Governo do México designou esta sexta-feira Gerónimo Gutiérrez Fernández como novo embaixador nos Estados Unidos, a uma semana da tomada de posse do Presidente eleito Donald Trump.

O atual representante diplomático em Washington, Carlos Manuel Sada Solana, deixa a embaixada oito meses após assumir o cargo, para ocupar a pasta de subsecretário para a América do Norte, indicou em comunicado a Secretaria de Relações Externas (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Apesar da substituição, Sada ainda assistirá à tomada de posse de Trump a 20 de janeiro em Washington, para assumir três dias depois o seu novo cargo no Executivo do Presidente Enrique Peña Nieto.

A nomeação de Gutiérrez deverá ser ratificada pelo Senado, após ser obtido o consentimento do Governo dos Estados Unidos.

Nas suas novas funções, Gutiérrez vai confrontar-se com a promessa de Trump em construir um muro fronteiriço e deportar milhares de imigrantes ilegais.

O futuro embaixador é atualmente diretor-geral do Banco de Desenvolvimento para a América do Norte (BDAN), com sede em San Antonio (Texas), uma instituição criada no âmbito do Tratado de livre comércio da América do Norte (NAFTA na sigla em inglês), um acordo questionado por Trump e que o republicano pretende renegociar por considerar que prejudica o seu país.

Economista com especialização em administração pública pela universidade de Harvard, fez parte dos últimos quatro governos do México.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.