sicnot

Perfil

Mundo

Sabe o que é paraskavedekatriafobia?

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Sempre que o calendário marca sexta-feira 13 é inevitável ouvir-se dizer que é dia de azar. Uns brincam com a situação outros não ligam muito, mas há quem tenha verdadeira fobia a esta data. Paraskavedekatriafobia é o nome da síndrome que afeta quem tem medo excessivo de sextas-feiras 13. Os sintomas podem variar de uma leve ansiedade a verdadeiros ataques de pânico. Hoje é sexta-feira 13 e os calafrios vão regressar a 13 de outubro. Mas afinal, de onde vem esta superstição?

Os primeiros registos de superstição em torno da sexta-feira 13 remontam à Idade Média e podem ter origens bíblicas. Alguns historiadores alegam que foi o dia em que Eva mordeu a maçã da Árvore do Conhecimento, o dia em que o grande dilúvio começou e o dia em que se iniciou a construção da Torre de Babel. Além disso, no Novo Testamento, estavam 13 pessoas na Última Ceia, o dia antes da crucificação de Jesus Cristo.

Porquê o dia 13?

A associação da sexta-feira 13 a uma data de azar está envolta em mistério.

O número 13 foi considerado azarado durante muitos anos, mesmo antes do nascimento de Cristo. O número 12 é historicamente considerado o número de completitude (12 meses do ano, 12 deuses do Olimpo, 12 horas do relógio ...), enquanto o seu primo mais velho, o 13, foi visto como um "ousider".

Judas, o apóstolo que mais tarde traiu Jesus, foi, supostamente, o 13º convidado a sentar-se na Última Ceia. Cristo foi crucificado numa sexta-feira.

No século XIV, Geoffrey Chaucer referencia sexta-feira como sendo um dia azarado nos seus contos de Canterbury, "E numa sexta-feira caiu todo este azar".

Em muitos países ocidentais, como nos EUA, vários edifícios não têm o décimo terceiro andar.

Há quem acredite que dá azar juntar 13 pessoas num jantar. Segundo a superstição, o primeiro a chegar será atingido por um grave infortúnio - uma superstição sustentada pelo presidente dos EUA Roosevelt, presidente que se recusava a viajar numa sexta-feira 13.

O antigo presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, recusava-se a viajar numa sexta-feira 13 e a participar em jantares com 13 pessoas.

O antigo presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, recusava-se a viajar numa sexta-feira 13 e a participar em jantares com 13 pessoas.

© Handout . / Reuters

Azares ocorridos numa sexta-feira 13

De acordo com o The Telegraph, ocorreram vários acontecimentos "azarados" neste dia:

* Na sexta-feira 13 de outubro de 1307, Philip IV da França prendeu centenas de cavaleiros Templários.

* No romance de Dan Brown, "O Código Da Vinci", é citada a execução do Grande Mestre Templário Jacques de Molay, do século XIV, que aconteceu na sexta-feira 13. Antes de ser executado, amaldiçoou o Papa e o Rei da França, e isso espalhou a desgraça ao longo dos séculos seguintes.

* Também é possível que a publicação, em 1907, do romance popular de Thomas W. Lawson, "Sexta-Feira, o Décimo Terceiro", tenha desempenhado um papel na disseminação da superstição. No romance, um corretor de ações sem escrúpulos tira proveito da superstição para criar o pânico em Wall Street numa sexta-feira, dia 13.

* O Palácio de Buckingham foi atingido por cinco bombas alemãs na sexta-feira, 13 de setembro de 1940. O rei George VI e a rainha Elizabeth quase morreram. Um membro da corte morreu e a capela do palácio foi destruída.

* Um avião da Força Aérea chilena "desapareceu" nos Andes na sexta-feira, 13 de outubro de 1972. Dezasseis sobreviventes apareceram dois meses depois. Foram forçados a comer os passageiros mortos para sobreviver.

* Em 1976, o nova-iorquino Daz Baxter estava aparentemente com tanto medo da sexta-feira 13 que decidiu que o lugar mais seguro para ficar era na sua cama. Azar dos azares, o Sr. Baxter morreu quando o chão do seu apartamento desabou naquele dia.

* O rapper norte-americano Tupac Shakur morreu na sexta-feira, 13 de setembro de 1996. Seis dias depois de ter sido baleado várias vezes num tiroteio.

* Durante o início dos anos 90, o condutor de autocarros aposentado Bob Renphrey também prometeu permanecer na cama neste dia para evitar a má sorte. É que este senhor, galês, teve quatro acidentes sempre neste dia.

* Em 2010, um relâmpago atingiu um rapaz de 13 anos numa sexta-feira 13 às 13h13, em Suffolk, no Reino Unido.

* O cruzeiro Costa Concordia encalhou na sexta-feira 13 em janeiro de 2012 na costa oeste da Itália, matando 32 pessoas.

O cruzeiro Costa Concordia naufragou neste dia em Itália e provocou a morte de 32 pessoas.

O cruzeiro Costa Concordia naufragou neste dia em Itália e provocou a morte de 32 pessoas.

© Remo Casilli / Reuters

* O Daesh realizou sete ataques terroristas coordenados em Paris, matando 130 pessoas na noite de sexta-feira, 13 de novembro de 2015.

  • AR começa hoje a votar OE e mais de 600 alterações dos partidos

    Orçamento do Estado 2018

    Entre os temas que deverão marcar os próximos dias de debate e das votações relativas à proposta orçamental de 2018, cuja votação final global será na segunda-feira, estão as medidas relacionadas com os incêndios, as alterações ao regime simplificado de IRS, as carreiras na função pública (e em especial a dos professores) e as cativações de despesa.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27