sicnot

Perfil

Mundo

Detido suspeito do atentado na passagem de ano em Istambul

A polícia turca deteve esta segunda-feira o suposto autor do atentado perpetrado contra a discoteca Reina na noite de passagem de ano, em Istambul, que vitimou 39 pessoas, informou a agência semi-pública turca Anadolu.

O autor do ataque, identificado como Abdulkadir Masharipov, de origem centro-asiática, foi capturado pela polícia num bairro de Istambul, informa hoje o diário Hürriyet.

Segundo o diário, o alegado autor do atentado encontrava-se junto do seu filho de 4 anos quando foi detido numa operação durante a qual não sofreu ferimentos.

Por seu lado, a cadeia de televisão NTV assegura que o alegado autor do atentado foi detido em casa de um amigo do Quirguistão.

De acordo com informações surgidas na imprensa na passada semana, Masharipov era natural do Uzbequistão, ainda que o Governo turco tenha admitido a possibilidade deste pertencer à etnia turca uigure na China e que teria chegado à Turquia via Quirguistão.

Perpetrado com uma arma automática com a qual o autor do atentado atirou sobre as pessoas que se encontravam no clube Reina, o atentado foi reivindicado pelo Daesh.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.