sicnot

Perfil

Mundo

Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

© POOL New / Reuters

O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

"Muitos pensavam que Donald Trump ia suavizar (o discurso) depois das eleições, mas não nos esqueçamos que é um populista e que quer pôr em marcha o seu programa. O que disse é uma provocação, uma declaração de guerra à Europa", disse Manuel Valls, em entrevista à televisão francesa BFMTV.

O político de origem espanhola referia-se às declarações proferidas por Donald Trump, que criticou a lassitude da Alemanha no acolhimento de refugiados, qualificou de "grande coisa" a saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que outros países poderiam abandonar o bloco europeu.Manuel Valls afirmou que Donald Trump procura a decomposição da Europa. Para o ex-governante, a solução é uma União Europeia unida e recordou que o "destino de França" está unido ao do bloco europeu.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.