sicnot

Perfil

Mundo

Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

© POOL New / Reuters

O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

"Muitos pensavam que Donald Trump ia suavizar (o discurso) depois das eleições, mas não nos esqueçamos que é um populista e que quer pôr em marcha o seu programa. O que disse é uma provocação, uma declaração de guerra à Europa", disse Manuel Valls, em entrevista à televisão francesa BFMTV.

O político de origem espanhola referia-se às declarações proferidas por Donald Trump, que criticou a lassitude da Alemanha no acolhimento de refugiados, qualificou de "grande coisa" a saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que outros países poderiam abandonar o bloco europeu.Manuel Valls afirmou que Donald Trump procura a decomposição da Europa. Para o ex-governante, a solução é uma União Europeia unida e recordou que o "destino de França" está unido ao do bloco europeu.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.