sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama perdoa independentista de Porto Rico

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu esta terça-feira perdão ao independentista de Porto Rico, Óscar López Rivera e comutou a sua condenação à prisão, que termina a 17 de maio, informou fonte da Casa Branca.

O independentista, de 74 anos, foi condenado em 1981 a 55 anos de prisão por conspiração para tentar depor o Governo dos Estados Unidos na ilha e em 1988 foi condenado a outros 15 anos de prisão por tentativa de fuga.

Sem o perdão concedido hoje por Barack Obama, López Rivera só sairia da prisão em 2023, com 80 anos de idade.

Barack Obama utilizou o seu poder executivo para comutar a pena de López Rivera três dias antes de abandonar a Casa Branca.

A semana passada, cerca de 200 pessoas apelaram a Barack Obama clemência para López Rivera, em Washington, entregando 105.000 assinaturas, que se juntaram a outras 108.000 registadas na página na Internet "We The People".

Atualmente, López Rivera está preso no estabelecimento prisional de Terre Haute, no estado de Indiana.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira