sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama perdoa independentista de Porto Rico

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu esta terça-feira perdão ao independentista de Porto Rico, Óscar López Rivera e comutou a sua condenação à prisão, que termina a 17 de maio, informou fonte da Casa Branca.

O independentista, de 74 anos, foi condenado em 1981 a 55 anos de prisão por conspiração para tentar depor o Governo dos Estados Unidos na ilha e em 1988 foi condenado a outros 15 anos de prisão por tentativa de fuga.

Sem o perdão concedido hoje por Barack Obama, López Rivera só sairia da prisão em 2023, com 80 anos de idade.

Barack Obama utilizou o seu poder executivo para comutar a pena de López Rivera três dias antes de abandonar a Casa Branca.

A semana passada, cerca de 200 pessoas apelaram a Barack Obama clemência para López Rivera, em Washington, entregando 105.000 assinaturas, que se juntaram a outras 108.000 registadas na página na Internet "We The People".

Atualmente, López Rivera está preso no estabelecimento prisional de Terre Haute, no estado de Indiana.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.