sicnot

Perfil

Mundo

Presidente chinês defende reequilíbrio da globalização

© Ruben Sprich / Reuters

O Presidente chinês declarou hoje, em Davos, que é preciso reequilibrar a globalização para a tornar "mais forte, mais inclusiva e mais duradoura".

Xi Jinping defendeu esta posição numa altura em que Pequim defende o livre comércio perante o isolacionismo pretendido pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Não serve de nada culpar a globalização" pelos problemas do planeta, indicou Xi, no discurso de abertura do Fórum Económico Mundial, citando o desemprego, as migrações e a crise financeira de 2008. Xi sublinhou que "qualquer tentativa de travar as trocas de capitais, tecnologias e produtos entre países é impossível e um recuo da história".

"Devemos continuar a apostar no desenvolvimento do comércio libre e dos investimentos (transnacionais) e dizer não ao protecionismo", insistiu, numa advertência a Trump. Xi Jinping é o primeiro chefe de Estado chinês a participar no Fórum Económico Mundial.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.