sicnot

Perfil

Mundo

Presos voltam a amotinar-se na cadeia brasileira onde morreram 26 detidos

© Stringer . / Reuters

Dezenas de presos voltaram a amotinar-se esta terça-feira na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, onde 26 detidos foram mortos no anterior motim, ocorrido no passado domingo.

A informação foi confirmada pelo Comando da Guarda da unidade prisional, que dizem que os presos amotinados estão armados com paus, pedras e facas.

Para conter a ação, a polícia brasileira teria usado bombas de efeito moral e efetuado disparos com balas de borracha.

Relatos da imprensa brasileira informam que há gritos e que os presos das fações criminosas Sindicato do Crime e do Primeiro Comando da Capital (PCC) terão montado barricadas dentro da cadeia.

Para prevenir fugas, o Governo brasileiro enviou efetivos da Força Nacional para a zona.

O Governador do Rio Grande do Norte, Robson Faria, declarou depois de sair de uma reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que o motim do passado domingo foi planejado pelo grupo criminoso PCC em retaliação pelas 56 mortes ocorridas noutra prisão, em Manaus, capital do Estado do Amazonas, no dia 2 de janeiro.

Desde o início do ano uma luta pelo poder envolvendo as três maiores fações criminosas do Brasil, o PCC a Família do Norte (FDN) e o Comando Vermelho (CV) está na origem de motins em várias prisões brasileiras.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".