sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro canadiano investigado por férias em ilha de Aga Khan

© Chris Wattie / Reuters

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está a ser investigado pela Comissária de Conflitos de Interesse e Éticos do Parlamento, por ter passado férias na ilha privada de Aga Khan, nas Caraíbas.

É a primeira vez que a Comissária de Conflitos de Interesse e Ético, cujo cargo foi criado em 2007, investiga um primeiro-ministro canadiano.

A investigação foi confirmada esta terça-feira pela própria (Mary Dawson) numa carta enviada a um deputado da oposição, que a semana passada tinha advertido que Justin Trudeau poderia ter violado a Lei de Conflitos de Interesse.

Mary Dawson investiga se o uso por parte do primeiro-ministro do helicóptero privado de Aga Khan para voar para a ilha violou as leis canadianas, que impedem os membros do Governo de utilizar aviões privados.

A comissária vai também analisar se as férias na ilha de Aga Khan podem ser uma "prenda" para o primeiro-ministro canadiano.

Segundo as leis canadianas, os membros do Governo e os deputados ou os seus familiares não podem aceitar prendas que possam "influenciar" as suas decisões.

A fundação Aga Khan, que em 2014 inaugurou em Toronto o Museu Aga Khan e o Centro Ismaelita, recebe fundos do Governo canadiano.

Lusa

  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52