sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro canadiano investigado por férias em ilha de Aga Khan

© Chris Wattie / Reuters

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está a ser investigado pela Comissária de Conflitos de Interesse e Éticos do Parlamento, por ter passado férias na ilha privada de Aga Khan, nas Caraíbas.

É a primeira vez que a Comissária de Conflitos de Interesse e Ético, cujo cargo foi criado em 2007, investiga um primeiro-ministro canadiano.

A investigação foi confirmada esta terça-feira pela própria (Mary Dawson) numa carta enviada a um deputado da oposição, que a semana passada tinha advertido que Justin Trudeau poderia ter violado a Lei de Conflitos de Interesse.

Mary Dawson investiga se o uso por parte do primeiro-ministro do helicóptero privado de Aga Khan para voar para a ilha violou as leis canadianas, que impedem os membros do Governo de utilizar aviões privados.

A comissária vai também analisar se as férias na ilha de Aga Khan podem ser uma "prenda" para o primeiro-ministro canadiano.

Segundo as leis canadianas, os membros do Governo e os deputados ou os seus familiares não podem aceitar prendas que possam "influenciar" as suas decisões.

A fundação Aga Khan, que em 2014 inaugurou em Toronto o Museu Aga Khan e o Centro Ismaelita, recebe fundos do Governo canadiano.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39
  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00