sicnot

Perfil

Mundo

Trump prestará juramento com a duas bíblias

© Alex Wroblewski / Reuters

Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

Segundo o responsável da comissão que organiza a cerimónia, Tom Barrack, Trump "sente-se honrado por colocar a sua mão sobre Bíblias que têm tanto significado para sua família e para o país".

A Bíblia de Trump foi-lhe oferecida quando terminou a escola primária, a 12 de junho de 1955, e tem o seu nome gravado na capa da frente.

A Bíblia que Lincoln utilizou na cerimónia, em 1861, foi também usada por Barack Obama nas suas duas posses, em 2009 e 2013. No início do seu segundo mandato, Obama também usou a Bíblia de Martin Luther King, símbolo da defesa dos direitos civis dos negros.

Lusa

  • Díli decide legislativas em Timor-Leste
    1:48
  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15