sicnot

Perfil

Mundo

Trump prestará juramento com a duas bíblias

© Alex Wroblewski / Reuters

Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

Segundo o responsável da comissão que organiza a cerimónia, Tom Barrack, Trump "sente-se honrado por colocar a sua mão sobre Bíblias que têm tanto significado para sua família e para o país".

A Bíblia de Trump foi-lhe oferecida quando terminou a escola primária, a 12 de junho de 1955, e tem o seu nome gravado na capa da frente.

A Bíblia que Lincoln utilizou na cerimónia, em 1861, foi também usada por Barack Obama nas suas duas posses, em 2009 e 2013. No início do seu segundo mandato, Obama também usou a Bíblia de Martin Luther King, símbolo da defesa dos direitos civis dos negros.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC