sicnot

Perfil

Mundo

George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

© Mike Stone / Reuters

O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

O 41.º Presidente dos EUA foi levado para os Cuidados Intensivos, depois dos médicos terem realizado um procedimento "de proteção e desobstrução das vias respiratórias". De acordo com o seu porta-voz, o homem de 91 anos foi sedado durante o procedimento. Espera-se que Bush regresse a casa nos próximos dias, bem de saúde.

Numa carta enviada ao Presidente eleito Donald Trump, Bush disse: "os médicos dizem que se eu me sentar na rua em janeiro, é provável que vá para debaixo da terra. A mesma coisa para Barbara. Deste modo, estamos presos no Texas", ele escreveu, adicionando que o casal Bush estará com Trump e o país "em espírito", durante a tomada de posse, no dia 20.

© Jason Reed / Reuters

Bush - Presidente dos EUA entre 1989-93 - passou uma semana no hospital em 2015, depois de cair e partir um osso do pescoço. O antigo Presidente também sofre da doença de Parkinson e usa uma cadeira de rodas.

O casal celebrou 72 anos de casamento no passado dia 6 de janeiro.

  • Hoje o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26