sicnot

Perfil

Mundo

Mulher que desapareceu com as duas filhas em 1985 foi encontrada

Elaine Yates desapareceu em 1985, levando consigo as suas duas filhas menores, deixando o pai das crianças sem saber o seu paradeiro até esta semana, mais de 30 anos depois. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos da América.

Elaine Yates

Elaine Yates

AP

Há mais de 30 anos, Elaine Yates desapareceu com as suas duas filhas, Kelly and Kimberly. Kelly tinha apenas 10 meses quando desapareceu, em agosto de 1985, e a irmã Kimberly tinha três anos.

"Segundo a investigação inicial, acredita-se que Elaine Yates saiu de casa com as duas filhas devido a uma disputa doméstica", disse a polícia de Rhode Island ao jornal Washington Post.

Na altura, mãe e filhas viviam em Rhode Island. Três décadas depois, foram encontradas no Texas e a mãe foi detida esta segunda-feira. As autoridades de Rhode Island receberam a possível localização das três mulheres, em dezembro. Depois de alguma investigação, a polícia conseguiu encontrar a mulher a viver em Houston e a usar um nome falso.

"Nos últimos 31 anos, receberemos inúmeras dicas que nos levaram a continuar a investigação, mas sempre com resultados negativos", o porta-voz Joseph Philbin declarou. "Alguns dias antes do Natal, uma das nossas equipas recebeu a informação que Elaine Yates estava a viver em Houston, Texas, com uma nome falso, e com as duas filhas." Também as duas filhas estavam a usar um nome falso.

Yates é agora acusada de rapto de menores e terá de comparecer num tribunal de Rhode Island, esta quarta-feira.

Russel Yates em 1985

Russel Yates em 1985

AP

Em entrevista ao Providence Journal, o pai Russell Yates - que estava casado com Elaine - admitiu em 1988 ter atacado a mulher durante uma discussão, depois desta o ter apanhado com outra mulher. O homem alega ainda ter levado uma chapada durante a discussão acesa.

Algumas semanas depois, Russel chegou a casa de madrugada e descobriu que Elaine e as duas crianças tinham desaparecido. "Eu fui para o andar de baixo, abri um refrigerante e fiz uma sanduíche. Fiquei a ver televisão durante algum tempo", Yates disse ao jornal na altura. "A minha mulher costumava descer para falar comigo, para saber como a noite tinha corrido. Depois de algum tempo, ela continuou sem aparecer lá em baixo."

Russel Yates ficou com a custódia das duas crianças meses após o seu desaparecimento, em 1985, depois de Elaine não contestar a decisão.

Um ano depois, processou a sogra. Mary Pigeon foi presa em 1990, depois de se recusar a dizer às autoridades a localização da sua filha e das duas netas. Pigeon conseguiu sair dias depois, quando esclareceu às autoridades que não sabia onde estavam as três.

Russel Yates em 2017

Russel Yates em 2017

AP

Esta semana, Russel Yates admitiu que esteve sempre à procura das duas filhas.

Quando questionado se Elaine deveria ser julgada pelas suas ações, o pai respondeu: "Isso não me vai ajudar a mim, nem a ela, nem a qualquer pessoa. Só quero ver as minhas filhas".

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.