sicnot

Perfil

Mundo

Obama sai com 60% de popularidade, Trump entra com apenas 40%

© Kevin Lamarque / Reuters

Barack Obama deixa esta sexta-feira a Presidência dos Estados Unidos da América, com o mais alto índice de popularidade, desde o início do primeiro mandato.

Uma sondagem do jornal Washington Post e da cadeia de televisão ABC News publicada esta quarta-feira revela que 60% dos norte-americanos aplaudem o Presidente que está de saída. É o valor mais alto, desde junho de 2009, cinco meses depois da tomada de posse. Estes valores são só alcançados à saída da Casa Branca, por presidentes como Roosevelt, Bill Clinton ou Ronald Reagan.

Pelo contrário, a dois dias de tomar posse, Donald Trump aparece nesta sondagem com uma popularidade de 40%, um valor inferior à própria votação que obteve em novembro. Estes 40% de Trump são o valor mais baixo com que um presidente toma posse, desde Jimmy Carter em 1977.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15