sicnot

Perfil

Mundo

Obama sai com 60% de popularidade, Trump entra com apenas 40%

© Kevin Lamarque / Reuters

Barack Obama deixa esta sexta-feira a Presidência dos Estados Unidos da América, com o mais alto índice de popularidade, desde o início do primeiro mandato.

Uma sondagem do jornal Washington Post e da cadeia de televisão ABC News publicada esta quarta-feira revela que 60% dos norte-americanos aplaudem o Presidente que está de saída. É o valor mais alto, desde junho de 2009, cinco meses depois da tomada de posse. Estes valores são só alcançados à saída da Casa Branca, por presidentes como Roosevelt, Bill Clinton ou Ronald Reagan.

Pelo contrário, a dois dias de tomar posse, Donald Trump aparece nesta sondagem com uma popularidade de 40%, um valor inferior à própria votação que obteve em novembro. Estes 40% de Trump são o valor mais baixo com que um presidente toma posse, desde Jimmy Carter em 1977.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.