sicnot

Perfil

Mundo

Obama sai com 60% de popularidade, Trump entra com apenas 40%

© Kevin Lamarque / Reuters

Barack Obama deixa esta sexta-feira a Presidência dos Estados Unidos da América, com o mais alto índice de popularidade, desde o início do primeiro mandato.

Uma sondagem do jornal Washington Post e da cadeia de televisão ABC News publicada esta quarta-feira revela que 60% dos norte-americanos aplaudem o Presidente que está de saída. É o valor mais alto, desde junho de 2009, cinco meses depois da tomada de posse. Estes valores são só alcançados à saída da Casa Branca, por presidentes como Roosevelt, Bill Clinton ou Ronald Reagan.

Pelo contrário, a dois dias de tomar posse, Donald Trump aparece nesta sondagem com uma popularidade de 40%, um valor inferior à própria votação que obteve em novembro. Estes 40% de Trump são o valor mais baixo com que um presidente toma posse, desde Jimmy Carter em 1977.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.