sicnot

Perfil

Mundo

Obama sai com 60% de popularidade, Trump entra com apenas 40%

© Kevin Lamarque / Reuters

Barack Obama deixa esta sexta-feira a Presidência dos Estados Unidos da América, com o mais alto índice de popularidade, desde o início do primeiro mandato.

Uma sondagem do jornal Washington Post e da cadeia de televisão ABC News publicada esta quarta-feira revela que 60% dos norte-americanos aplaudem o Presidente que está de saída. É o valor mais alto, desde junho de 2009, cinco meses depois da tomada de posse. Estes valores são só alcançados à saída da Casa Branca, por presidentes como Roosevelt, Bill Clinton ou Ronald Reagan.

Pelo contrário, a dois dias de tomar posse, Donald Trump aparece nesta sondagem com uma popularidade de 40%, um valor inferior à própria votação que obteve em novembro. Estes 40% de Trump são o valor mais baixo com que um presidente toma posse, desde Jimmy Carter em 1977.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52