sicnot

Perfil

Mundo

Rússia e Turquia em ataques aéreos conjuntos na Síria contra o Daesh

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

As Forças Armadas russas anunciaram ter-se aliado à Turquia para realizar ataques aéreos conjuntos contra um bastião do Daesh no norte da Síria.

Segundo o tenente-general Sergei Rudskoi, do Estado-maior das Forças Armadas russas, nove aviões de combate russos e oito caças turcos participaram nos ataques nos arredores de al-Bab, na província de Alepo.

O anúncio feito esta quarta-feira por Rudskoi foi a primeira admissão pública da ocorrência de ataques aéreos russos para apoiar a ofensiva turca a al-Bab, o que é ilustrativo de uma aliança cada vez mais estreita entre a Rússia e a Turquia, que no mês passado promoveram em conjunto um cessar-fogo na Síria e estão a preparar negociações de paz sírias no Cazaquistão, na próxima semana.

Os dois países apoiaram lados opostos na guerra que dura há quase seis anos na Síria: Moscovo, o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e Ancara, os seus inimigos.

Com Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00