sicnot

Perfil

Mundo

Rússia e Turquia em ataques aéreos conjuntos na Síria contra o Daesh

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

As Forças Armadas russas anunciaram ter-se aliado à Turquia para realizar ataques aéreos conjuntos contra um bastião do Daesh no norte da Síria.

Segundo o tenente-general Sergei Rudskoi, do Estado-maior das Forças Armadas russas, nove aviões de combate russos e oito caças turcos participaram nos ataques nos arredores de al-Bab, na província de Alepo.

O anúncio feito esta quarta-feira por Rudskoi foi a primeira admissão pública da ocorrência de ataques aéreos russos para apoiar a ofensiva turca a al-Bab, o que é ilustrativo de uma aliança cada vez mais estreita entre a Rússia e a Turquia, que no mês passado promoveram em conjunto um cessar-fogo na Síria e estão a preparar negociações de paz sírias no Cazaquistão, na próxima semana.

Os dois países apoiaram lados opostos na guerra que dura há quase seis anos na Síria: Moscovo, o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e Ancara, os seus inimigos.

Com Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.