sicnot

Perfil

Mundo

Rússia e Turquia em ataques aéreos conjuntos na Síria contra o Daesh

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

As Forças Armadas russas anunciaram ter-se aliado à Turquia para realizar ataques aéreos conjuntos contra um bastião do Daesh no norte da Síria.

Segundo o tenente-general Sergei Rudskoi, do Estado-maior das Forças Armadas russas, nove aviões de combate russos e oito caças turcos participaram nos ataques nos arredores de al-Bab, na província de Alepo.

O anúncio feito esta quarta-feira por Rudskoi foi a primeira admissão pública da ocorrência de ataques aéreos russos para apoiar a ofensiva turca a al-Bab, o que é ilustrativo de uma aliança cada vez mais estreita entre a Rússia e a Turquia, que no mês passado promoveram em conjunto um cessar-fogo na Síria e estão a preparar negociações de paz sírias no Cazaquistão, na próxima semana.

Os dois países apoiaram lados opostos na guerra que dura há quase seis anos na Síria: Moscovo, o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e Ancara, os seus inimigos.

Com Lusa

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44