sicnot

Perfil

Mundo

O seu gato está de bom ou de mau humor?

Eugene Hoshiko / AP

Uma aplicação para telemóvel mostra o estado de espírito do seu gato. A aplicação Anicall foi apresentada hoje na Wearable Expo em Tóquio mas só deverá estar disponível, por enquanto, para os gatos japoneses.

A sociedade japonesa Anicall partiu das aplicações que já existem para os seres humanos, como as que monitorizam a atividade física, e melhorou uma aplicação que já tinha inventado. É útil para os donos de gatos porque "traduz os sentimentos" dos animais, diz o investigador Masayoshi Asai.

Mas é mais do que isso, uma vez que se torna num instrumento útil para monitorizar a saúde dos animais. "Ao registar os comportamentos, podemos detetar uma anomalia potencialmente reveladora de uma doença", explica o investigador.

Uma coleira especial envia dados sobre o animal para o telemóvel do dono, dados como a temperatura corporal, o ritmo cardíaco ou mesmo o nível de hidratação.

Por enquanto os dispostivos só estão disponíveis no Japão e para animais domésticos, mas a empresa tem já na manga aplicações para monitorizar animais de quinta: Cowcall, para os bovinos e Horsecall, para os equinos.

Eugene Hoshiko / AP

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36