sicnot

Perfil

Mundo

O seu gato está de bom ou de mau humor?

Eugene Hoshiko / AP

Uma aplicação para telemóvel mostra o estado de espírito do seu gato. A aplicação Anicall foi apresentada hoje na Wearable Expo em Tóquio mas só deverá estar disponível, por enquanto, para os gatos japoneses.

A sociedade japonesa Anicall partiu das aplicações que já existem para os seres humanos, como as que monitorizam a atividade física, e melhorou uma aplicação que já tinha inventado. É útil para os donos de gatos porque "traduz os sentimentos" dos animais, diz o investigador Masayoshi Asai.

Mas é mais do que isso, uma vez que se torna num instrumento útil para monitorizar a saúde dos animais. "Ao registar os comportamentos, podemos detetar uma anomalia potencialmente reveladora de uma doença", explica o investigador.

Uma coleira especial envia dados sobre o animal para o telemóvel do dono, dados como a temperatura corporal, o ritmo cardíaco ou mesmo o nível de hidratação.

Por enquanto os dispostivos só estão disponíveis no Japão e para animais domésticos, mas a empresa tem já na manga aplicações para monitorizar animais de quinta: Cowcall, para os bovinos e Horsecall, para os equinos.

Eugene Hoshiko / AP

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.