sicnot

Perfil

Mundo

O seu gato está de bom ou de mau humor?

Eugene Hoshiko / AP

Uma aplicação para telemóvel mostra o estado de espírito do seu gato. A aplicação Anicall foi apresentada hoje na Wearable Expo em Tóquio mas só deverá estar disponível, por enquanto, para os gatos japoneses.

A sociedade japonesa Anicall partiu das aplicações que já existem para os seres humanos, como as que monitorizam a atividade física, e melhorou uma aplicação que já tinha inventado. É útil para os donos de gatos porque "traduz os sentimentos" dos animais, diz o investigador Masayoshi Asai.

Mas é mais do que isso, uma vez que se torna num instrumento útil para monitorizar a saúde dos animais. "Ao registar os comportamentos, podemos detetar uma anomalia potencialmente reveladora de uma doença", explica o investigador.

Uma coleira especial envia dados sobre o animal para o telemóvel do dono, dados como a temperatura corporal, o ritmo cardíaco ou mesmo o nível de hidratação.

Por enquanto os dispostivos só estão disponíveis no Japão e para animais domésticos, mas a empresa tem já na manga aplicações para monitorizar animais de quinta: Cowcall, para os bovinos e Horsecall, para os equinos.

Eugene Hoshiko / AP

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.