sicnot

Perfil

Mundo

Schulz diz que Trump será um desafio para a Europa

© Eric Vidal / Reuters

O ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz considerou esta quinta-feira que a liderança do norte-americano Donald Trump vai representar "um desafio para a Europa", numa entrevista em que classificou o 'Brexit' como "um problema" que enfraquece a União Europeia.

Em entrevista à agência Lusa, durante a participação no Fórum Económico Mundial, em Davos, Suíça, Martin Schulz - o alemão que esta semana deixou a presidência do Parlamento Europeu, dando lugar a Antonio Tajani - falou do Presidente eleito dos Estados Unidos, que toma posse na sexta-feira, do Brexit e dos desafios da Europa. Questionado sobre se Trump vai ser uma ameaça para a Europa, Schulz admitiu que vai representar "um desafio", e deixou uma questão em aberto: "temos de ver se, com a tomada de posse de amanhã (sexta-feira), a campanha eleitoral chegou definitivamente ao fim ou se o Presidente vai continuar no estado de espirito de campanha no Twitter".

O ex-presidente do Parlamento Europeu sustentou que só após Donald Trump assumir funções é que se verá "se há uma abordagem mais racional de um conjunto de questões".

Sobre o "Brexit", a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia, o político alemão assumiu que vai constituir "um problema". Apontou que o "Reino Unido é um país do G7 (economias mais desenvolvidas) e é a segunda economia na Europa", considerando que é visível que "deixar a União Europeia é enfraquecer a União Europeia". "Para evitar que esta seja uma situação de perda para os dois lados, nós precisamos de uma abordagem racional no processo negocial", defendeu.

Sobre a atuação do seu sucessor no Parlamento Europeu, Martin Schulz referiu que "há uma lição na vida política" que estabelece que "não se deve dar conselhos aos sucessores se estes não forem pedidos"."Por isso, desejo a Antonio Tajani tudo de bom e sucesso para o seu mandato, mas ele vai aplicar os seus deveres no seu estilo próprio", disse apenas.Sobre a situação de crise que atravessa a Europa, o alemão realçou que esta "é a parte mais rica do mundo, mas a distribuição da riqueza não é justa, entre a sociedade e entre países", considerando "fundamental para a estabilidade que se regresse a uma mais justa distribuição de riqueza"."Os cidadãos europeus devem ter o sentimento de que aqueles que têm responsabilidades a nível local e a nível europeu se preocupam com eles individualmente. Os fardos diários dos cidadãos devem estar no centro de todos os debates políticos. Aí vamos reganhar a confiança", advogou.Sobre aquilo que não conseguiu fazer durante o seu mandato, o ex-presidente do Parlamento Europeu lamentou uma promessa que fez e não cumpriu: "Eu queria ter ido à Índia e não tive oportunidade".

Nos corredores do Fórum Económico Mundial, Schulz encontrou, cumprimentou e falou animadamente com o primeiro-ministro, António Costa, que precisamente a semana passada realizou uma visita à Índia.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".