sicnot

Perfil

Mundo

Transpirar na sauna ajuda a manter o cérebro saudável

AL GRILLO / AP

O estudo vem do país em que a sauna é tradição: investigadores finlandeses garantem que umas horas de transpiração por dia ajuda a manter o cérebro saudável e a prevenir doenças como Alzheimer.

Há já 20 anos que os investigadores da Universidade da Finlândia Leste acompanham um grupo de 2300 homens, atualmente de meia-idade. Concluíram que aqueles que frequentam a sauna de dois a sete dias por semana têm 66% menos probabilidade de desenvolverem demência e 65% menos de desenvolverem Alzheimer, do que aqueles que só vão à sauna uma vez por semana.

"Tivemos em conta outros fatores, como a atividade física ou fatores socioeconómicos. Existe de facto um efeito da sauna nestes resultados", garante o investigador e professor de medicina Jari Laukkanen. Salienta no entanto que este estudo apenas se debruçou sobre homens finlandeses e que será interessante fazer outros com diferentes grupos etários e outras nacionalidades.

As conclusões da investigação, publicada na revista científica Age and Ageing, vão ainda mais longe, sugerido que os benefícios se estendam do cérebro ao coração.

Os homens que frequentam a sauna sete vezes por semana têm menos probabilidade de morrer com doenças cardíacas, comparando com aqueles que vão à sauna uma vez por semana. "Na sauna, o batimento cardíaco aumenta à medida que começamos a transpirar. É um pouco como o exercício físico", explica Laukkanen. "Depois da sauna, a pressão arterial está mais baixa".


  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.