sicnot

Perfil

Mundo

Empresa alemã condenada a pagar 60 milhões por certificar implantes defeituosos

© Marcos Brindicci / Reuters

Um tribunal francês condenou esta sexta-feira o grupo alemão TUV a pagar 60 milhões de euros de indemnização a 20 mil mulheres que receberam implantes mamários defeituosos que a empresa certificou.

A empresa alemã foi condenada a fazer um pagamento inicial de 3.000 euros a cada mulher por certificar que os implantes de silicone feitos pela empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP) eram seguros.

No que se tornou o maior escândalo na área da saúde, os dispositivos revelaram mais tarde conter gel de silicone industrial e má qualidade. "O montante final será determinado após uma avaliação, mas o grupo TUV vai fazer um pagamento inicial de 3.000 euros" por pessoa, afirmou o advogado Laurent Gaudon, que representa 7.000 mulheres.

O escândalo surgiu em 2010 quando médicos noticiaram ruturas anormais nestes implantes. Cerca de 300 mil mulheres de 65 países acreditavam que tinham recebido implantes defeituosos.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.