sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence tomou posse como Vice-Presidente dos EUA

© Carlos Barria / Reuters

O ex-governador do estado norte-americano do Indiana Mike Pence é o número dois de Donald Trump na Casa Branca. Tomou hoje posse como vice-Presidente dos Estados Unidos numa cerimónia pública em Washington.

© Rick Wilking / Reuters

Quando aceitou em meados de julho a nomeação para ser o vice-Presidente do multimilionário, o conservador Mike Pence, de 57 anos, foi descrito como um homem discreto e relativamente desconhecido, mas detentor de um currículo político sólido e de um perfil que ia agradar à ala evangélica do eleitorado republicano.
Nesse mesmo mês, um artigo do jornal The New York Times indicava que Mike Pence descrevia-se como "cristão, conservador e republicano, por esta ordem de importância".
Intransigente sobre questões como o aborto e o casamento homossexual, Pence esteve 12 anos no Congresso norte-americano -- o que lhe dá uma experiência política valiosa para Trump --, tendo assumido o cargo de governador do estado do Indiana em 2013.
Durante o período em que esteve em Washington, liderou o Republican Study Group, um 'think thank' (grupo de discussão) conservador, próximo do Tea Party, o movimento ultraconservador muito influente no Partido Republicano.
No início do período eleitoral republicano, Pence começou por ser um apoiante do senador do Texas Ted Cruz, o último nome a abandonar a corrida das primárias do 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido).
Quando protagonizou com o democrata Tim Kaine o único debate televisivo com os candidatos a vice-Presidente, em meados de outubro, Mike Pence foi dado como vencedor do frente-a-frente.
Advogado de formação, Pence é casado com Karen Pence desde 1985 e tem três filhos.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".