sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence tomou posse como Vice-Presidente dos EUA

© Carlos Barria / Reuters

O ex-governador do estado norte-americano do Indiana Mike Pence é o número dois de Donald Trump na Casa Branca. Tomou hoje posse como vice-Presidente dos Estados Unidos numa cerimónia pública em Washington.

© Rick Wilking / Reuters

Quando aceitou em meados de julho a nomeação para ser o vice-Presidente do multimilionário, o conservador Mike Pence, de 57 anos, foi descrito como um homem discreto e relativamente desconhecido, mas detentor de um currículo político sólido e de um perfil que ia agradar à ala evangélica do eleitorado republicano.
Nesse mesmo mês, um artigo do jornal The New York Times indicava que Mike Pence descrevia-se como "cristão, conservador e republicano, por esta ordem de importância".
Intransigente sobre questões como o aborto e o casamento homossexual, Pence esteve 12 anos no Congresso norte-americano -- o que lhe dá uma experiência política valiosa para Trump --, tendo assumido o cargo de governador do estado do Indiana em 2013.
Durante o período em que esteve em Washington, liderou o Republican Study Group, um 'think thank' (grupo de discussão) conservador, próximo do Tea Party, o movimento ultraconservador muito influente no Partido Republicano.
No início do período eleitoral republicano, Pence começou por ser um apoiante do senador do Texas Ted Cruz, o último nome a abandonar a corrida das primárias do 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido).
Quando protagonizou com o democrata Tim Kaine o único debate televisivo com os candidatos a vice-Presidente, em meados de outubro, Mike Pence foi dado como vencedor do frente-a-frente.
Advogado de formação, Pence é casado com Karen Pence desde 1985 e tem três filhos.

  • Hoje o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26