sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence tomou posse como Vice-Presidente dos EUA

© Carlos Barria / Reuters

O ex-governador do estado norte-americano do Indiana Mike Pence é o número dois de Donald Trump na Casa Branca. Tomou hoje posse como vice-Presidente dos Estados Unidos numa cerimónia pública em Washington.

© Rick Wilking / Reuters

Quando aceitou em meados de julho a nomeação para ser o vice-Presidente do multimilionário, o conservador Mike Pence, de 57 anos, foi descrito como um homem discreto e relativamente desconhecido, mas detentor de um currículo político sólido e de um perfil que ia agradar à ala evangélica do eleitorado republicano.
Nesse mesmo mês, um artigo do jornal The New York Times indicava que Mike Pence descrevia-se como "cristão, conservador e republicano, por esta ordem de importância".
Intransigente sobre questões como o aborto e o casamento homossexual, Pence esteve 12 anos no Congresso norte-americano -- o que lhe dá uma experiência política valiosa para Trump --, tendo assumido o cargo de governador do estado do Indiana em 2013.
Durante o período em que esteve em Washington, liderou o Republican Study Group, um 'think thank' (grupo de discussão) conservador, próximo do Tea Party, o movimento ultraconservador muito influente no Partido Republicano.
No início do período eleitoral republicano, Pence começou por ser um apoiante do senador do Texas Ted Cruz, o último nome a abandonar a corrida das primárias do 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido).
Quando protagonizou com o democrata Tim Kaine o único debate televisivo com os candidatos a vice-Presidente, em meados de outubro, Mike Pence foi dado como vencedor do frente-a-frente.
Advogado de formação, Pence é casado com Karen Pence desde 1985 e tem três filhos.

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.