sicnot

Perfil

Mundo

Obama despede-se da equipa e assegura que momento "é uma vírgula" na história

© POOL New / Reuters

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama despediu-se esta sexta-feira da sua equipa agradecendo o apoio que lhe deram e assegurando que o fim da sua presidência "é uma vírgula" na história dos EUA.

"Isto não é um ponto final, é uma vírgula na história contínua da América", disse Obama, falando para membros da sua equipa na Casa Branca na base área de Andrews, após o final da cerimónia de tomada de posse do seu sucessor, Donald Trump.

Na breve alocução, Obama afirmou ter começado a presidência com uma "fé inabalável" no povo americano e na sua "capacidade para mudar o país".

"Ao longo deste processo, eu e a Michelle fomos apenas o homem e a mulher da frente, fomos apenas a vossa cara e a vossa voz. Mas isto não foi sobre nós, foi sempre sobre vocês. Todas as coisas maravilhosas que aconteceram nos últimos dez anos foram todas sobre vós", disse.

Barack Obama agradeceu em particular a membros da equipa e apoiantes pelo contributo para que fosse eleito, e reeleito, aqueles que "decidiram acreditar": "Bateram a portas e fizeram telefonemas e falaram com quem nem sabia pronunciar Barack Obama".

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.