sicnot

Perfil

Mundo

Obama despede-se da equipa e assegura que momento "é uma vírgula" na história

© POOL New / Reuters

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama despediu-se esta sexta-feira da sua equipa agradecendo o apoio que lhe deram e assegurando que o fim da sua presidência "é uma vírgula" na história dos EUA.

"Isto não é um ponto final, é uma vírgula na história contínua da América", disse Obama, falando para membros da sua equipa na Casa Branca na base área de Andrews, após o final da cerimónia de tomada de posse do seu sucessor, Donald Trump.

Na breve alocução, Obama afirmou ter começado a presidência com uma "fé inabalável" no povo americano e na sua "capacidade para mudar o país".

"Ao longo deste processo, eu e a Michelle fomos apenas o homem e a mulher da frente, fomos apenas a vossa cara e a vossa voz. Mas isto não foi sobre nós, foi sempre sobre vocês. Todas as coisas maravilhosas que aconteceram nos últimos dez anos foram todas sobre vós", disse.

Barack Obama agradeceu em particular a membros da equipa e apoiantes pelo contributo para que fosse eleito, e reeleito, aqueles que "decidiram acreditar": "Bateram a portas e fizeram telefonemas e falaram com quem nem sabia pronunciar Barack Obama".

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29