sicnot

Perfil

Mundo

Polícia faz várias detenções em Washington devido a protestos

© Adrees Latif / Reuters

Novos confrontos entre as forças policiais e manifestantes estão a ocorrer no centro de Washington, na zona da cidade onde vai decorrer esta sexta-feira a parada presidencial que assinala a tomada de posse de Donald Trump.

Segundo a polícia da capital federal, foram registadas até ao momento 95 detenções durante os vários protestos que estão a marcar o dia da tomada de posse de Trump.

As detenções foram consequência de atos de vandalismo registados à margem de outros protestos pacíficos anti-Trump que estão acontecer em Washington.Nas imagens transmitidas pela estação de televisão CNN, é possível ver um forte dispositivo policial perto da zona onde vai acontecer a parada presidencial, com vários membros da polícia de choque protegidos com capacetes com viseira e escudos.

Cerca de 400 a 500 manifestantes lançaram projéteis contra as forças policiais, que responderam com granadas de gás lacrimogéneo, segundo relatou um jornalista da agência noticiosa francesa AFP. Este foi o segundo momento de violência registado em poucas horas em Washington. Quando já decorria a cerimónia de tomada de posse no Capitólio (sede do Congresso norte-americano), manifestantes vestidos totalmente de preto e envergando bandeiras pretas protestavam contra Donald Trump nas ruas de Washington.

Durante os protestos, os manifestantes partiram montras e destruíram caixotes do lixo.A polícia surgiu no local, munida com bastões e viseiras, para tentar travar os manifestantes.Donald Trump tomou hoje posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos, após ter prestado juramento às 12:00 locais (17:00 em Lisboa), sucedendo no cargo a Barack Obama.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.