sicnot

Perfil

Mundo

Assistência à investidura de Trump foi inferior às de Barack Obama

© Kevin Lamarque / Reuters

A investidura de Donald Trump como Presidente dos EUA teve muito menos pessoas a assistir do que a do primeiro mandato do seu antecessor, Barack Obama, há oito anos.

Fotos do mesmo espaço, o parque National Mall, aquando da cerimónia de investidura de Barack Obama, em 2009, mostram uma multidão que se estendia da parte ocidental do Capitólio até ao monumento a George Washington.Fotos do mesmo espaço tiradas na sexta-feira exibem grandes pedaços de espaços vazios.

Grupos pequenos e bancadas semivazias também pontuavam a rota do desfile presidencial. Hotéis no Distrito de Colúmbia informaram a existência de quartos disponíveis, uma raridade num evento tão importante como uma inauguração presidencial. E a frequência do metropolitano não se aproximou das últimas inaugurações.

Às 11:00 da manhã (o discurso público de Trump foi às 12:00), existiam 193 mil viagens registadas, segundo a conta na rede social Twitter deste serviço de transporte público. À mesma hora, há oito anos, o número era de 513 mil viagens. Quatro anos mais tarde, para a segunda inauguração de Obama de 317.000. A segunda inauguração de George W. Bush contou com 197.000, com referência às mesmas 11:00 horas.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.