sicnot

Perfil

Mundo

Assistência à investidura de Trump foi inferior às de Barack Obama

© Kevin Lamarque / Reuters

A investidura de Donald Trump como Presidente dos EUA teve muito menos pessoas a assistir do que a do primeiro mandato do seu antecessor, Barack Obama, há oito anos.

Fotos do mesmo espaço, o parque National Mall, aquando da cerimónia de investidura de Barack Obama, em 2009, mostram uma multidão que se estendia da parte ocidental do Capitólio até ao monumento a George Washington.Fotos do mesmo espaço tiradas na sexta-feira exibem grandes pedaços de espaços vazios.

Grupos pequenos e bancadas semivazias também pontuavam a rota do desfile presidencial. Hotéis no Distrito de Colúmbia informaram a existência de quartos disponíveis, uma raridade num evento tão importante como uma inauguração presidencial. E a frequência do metropolitano não se aproximou das últimas inaugurações.

Às 11:00 da manhã (o discurso público de Trump foi às 12:00), existiam 193 mil viagens registadas, segundo a conta na rede social Twitter deste serviço de transporte público. À mesma hora, há oito anos, o número era de 513 mil viagens. Quatro anos mais tarde, para a segunda inauguração de Obama de 317.000. A segunda inauguração de George W. Bush contou com 197.000, com referência às mesmas 11:00 horas.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24