sicnot

Perfil

Mundo

Chile vive "o maior desastre florestal na história" devido ao fogo

Esteban Felix

Os vastos incêndios nas florestas no centro e sul do Chile provocaram "o maior desastre florestal na história" do país, afirmou esta segunda-feira a Presidente, Michelle Bachelet, que cancelou uma viagem ao estrangeiro para acompanhar a situação de emergência.

Pelo menos 130 quilómetros quadrados foram reduzidos a cinzas, situados na sua maioria em áreas rurais escassamente povoadas, segundo o Serviço Nacional de Emergência.

Se bem que a maioria dos 150 fogos que irromperam nesta época de verão estejam sob controlo ou já extintos, 40 ainda continuam ativos.

Três bombeiros morreram no combate às chamas e outros ficaram feridos.

Soldados e dezenas de aviões também foram mobilizados para atacar as chamas.

Bachelet anulou uma deslocação à República Dominicana, onde iria participar numa cimeira de líderes da América Latina e das Caraíbas, para poder controlar a resposta oficial à situação.

O México e a Argentina responderam ao pedido internacional de ajuda lançado pelos dirigentes de Santiago, enviando bombeiros.

Nas regiões centrais de O'Higgins e El Maule, os fogos são considerados os piores dos últimos 50 anos, e foi declarado o "estado de catástrofe" para ambas.

Os fogos são comuns nas secas florestas chilenas durante o verão, muitos dos quais resultantes de atividade humana.

Mas este ano a situação está pior, devido a uma seca que dura há oito anos, o que é atribuído às alterações climáticas.

Uma sequência de dez dias com elevadas temperaturas também contribuiu para a atual situação.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.