sicnot

Perfil

Mundo

Detidas 17 pessoas na Indonésia por alegada ligação ao Daesh

© Antara Foto Agency / Reuters

As autoridades da Indonésia detiveram 17 pessoas à chegada ao país provenientes da Turquia, consideradas suspeitas de terem ajudado o grupo radical Daesh na Síria.

Os detidos, incluindo oito mulheres, foram intercetados no sábado no aeroporto de Jacarta por agentes de imigração e da unidade antiterroristas Densus 88, que os colocou sob custódia.

"Ainda estão a ser investigados no (centro de detenção de) Kelapa Dua pela Densus 88", disse o porta-voz da polícia, Awi Setiyono, ao diário The Jakarta Post.

O diretor-geral da Imigração, Agung Sampurno, disse que as detenções são uma medida de rotina para pessoas procedentes de zonas em conflito, embora segundo o jornal a medida não tenha sido aplicada a outros indonésios que viajavam no mesmo voo.

Nos últimos meses, a polícia indonésia reforçou a vigilância nos postos fronteiriços sobre pessoas que regressavam do Médio Oriente e já frustrou vários planos para cometer atentados no país.

Lusa

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.

  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.