sicnot

Perfil

Mundo

Europol deteve 245 pessoas e apreendeu 556 pistolas de gás

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

© Jerry Lampen / Reuters

A Europol e polícias de vários países detiveram 245 pessoas e apreenderam 556 pistolas de gás na operação Bósforo, destinada a combater o tráfico de armas e explosivos.

A 'Operação Bósforo', que decorreu durante vários meses em 10 Estados-membros da União Europeia, visou a apreensão de pistolas de gás/alarme de fabrico turco traficadas para Europa através da Bulgária, explica a Europol em comunicado hoje divulgado.

Até agora, foram detidas 245 pessoas, aprendidas 556 pistolas de gás, 108 outras armas de fogo e 33.748 munições de vários calibres.
As forças policiais de vários países realizaram 421 buscas domiciliárias e descobriram ainda silenciadores, ferramentas para converter as pistolas em armas de fogo, armas de atordoamento, plantações de cannabis, granadas, latas de gás pimenta.

Foram ainda apreendidas 234 moedas antigas, o que configura o crime de violação de bens culturais/antiguidades.
Em Espanha, foram identificados e desmantelados, pelo menos, quatro oficinas para a conversão de armas de gás para armas de fogo e produção de munições.

Na Grécia, foram detidas mais de 100 pessoas, apreendidas 101 pistolas e 5.537 munições.

Segundo a Europol, nos últimos anos as pistolas de gás/alarme tornaram-se extremamente populares entre os criminosos e têm sido muito utilizadas no tráfico de droga dado que a sua conversão em armas de fogo é muito fácil, a maioria dos modelos são idênticos a uma arma de fogo além de serem relativamente baratas e muitas vezes são usadas para intimidar quando se cometem crimes.

Na operação Bósforo participaram as polícias de Espanha, Roménia, Grécia, Bélgica, Holanda, Polónia, Chipre, Finlândia, Suécia, Reino Unido com o apoio da Bulgária

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.