sicnot

Perfil

Mundo

Europol deteve 245 pessoas e apreendeu 556 pistolas de gás

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

© Jerry Lampen / Reuters

A Europol e polícias de vários países detiveram 245 pessoas e apreenderam 556 pistolas de gás na operação Bósforo, destinada a combater o tráfico de armas e explosivos.

A 'Operação Bósforo', que decorreu durante vários meses em 10 Estados-membros da União Europeia, visou a apreensão de pistolas de gás/alarme de fabrico turco traficadas para Europa através da Bulgária, explica a Europol em comunicado hoje divulgado.

Até agora, foram detidas 245 pessoas, aprendidas 556 pistolas de gás, 108 outras armas de fogo e 33.748 munições de vários calibres.
As forças policiais de vários países realizaram 421 buscas domiciliárias e descobriram ainda silenciadores, ferramentas para converter as pistolas em armas de fogo, armas de atordoamento, plantações de cannabis, granadas, latas de gás pimenta.

Foram ainda apreendidas 234 moedas antigas, o que configura o crime de violação de bens culturais/antiguidades.
Em Espanha, foram identificados e desmantelados, pelo menos, quatro oficinas para a conversão de armas de gás para armas de fogo e produção de munições.

Na Grécia, foram detidas mais de 100 pessoas, apreendidas 101 pistolas e 5.537 munições.

Segundo a Europol, nos últimos anos as pistolas de gás/alarme tornaram-se extremamente populares entre os criminosos e têm sido muito utilizadas no tráfico de droga dado que a sua conversão em armas de fogo é muito fácil, a maioria dos modelos são idênticos a uma arma de fogo além de serem relativamente baratas e muitas vezes são usadas para intimidar quando se cometem crimes.

Na operação Bósforo participaram as polícias de Espanha, Roménia, Grécia, Bélgica, Holanda, Polónia, Chipre, Finlândia, Suécia, Reino Unido com o apoio da Bulgária

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30