sicnot

Perfil

Mundo

PM da Hungria elogia fim do multilateralismo declarado por Trump

Reuters

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, elogiou hoje como declaração chave do discurso de posse do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a de que todos os países têm o direito a pôr os seus interesses primeiro.


Orban interpretou a declaração de Trump como "o fim do multilateralismo".
No discurso de posse, na sexta-feira, Donald Trump disse que os EUA "procurarão amizade e boa vontade com as nações do mundo", "na compreensão de que é direito de todas as nações pôr os seus interesses primeiro".
Orban, que tem elogiado Trump, designadamente pela sua posição face à imigração, afirmou hoje que o Ocidente atravessa uma "mudança de caráter" e que a frase de Trump é fundamental para compreender o que se segue.
"Tivemos autorização, se quiserem, da mais alta posição do mundo para nos pormos em primeiro lugar", disse o primeiro-ministro húngaro, numa conferência económica na Hungria.
"Isso é algo muito importante, uma grande liberdade e um grande presente", acrescentou.
Viktor Orban também disse que o conservador francês François Fillon é o seu candidato preferido às presidenciais de 2017 em França e que apoia a sua proposta de uma nova aliança militar na Europa.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.