sicnot

Perfil

Mundo

Retirados três cachorros vivos dos escombros do hotel em Itália

© Handout . / Reuters

Equipas de resgate retiraram esta segunda-feira três cachorros vivos dos escombros de um hotel atingido por uma avalancha na passada quarta-feira, no centro de Itália, o que indica que ainda pode haver pessoas vivas no interior.

O porta-voz dos bombeiros Fabio German afirmou que a descoberta dos cachorros mostra que ainda há hipóteses de encontrar vivas algumas das 23 pessoas soterradas pela neve. As equipas de emergência têm esperanças que sobreviventes tenham encontrado bolsas de ar sob as toneladas de neve e detritos.

Até agora foram resgatadas nove pessoas, incluindo quatro crianças, do hotel Rigopiano, que foi atingido por mais de 60 mil toneladas de neve na passada quarta-feira, dia 18. Seis outras pessoas morreram.

Já passou entretanto mais de um dia desde que alguém foi retirado com vida dos escombros, enquanto as condições no local estão a deteriorar-se, com a neve a transformar-se em gelo.

Após a avalancha, os socorristas cavaram mais de 24 horas perante um silêncio de morte antes de se aperceberem dos primeiros sobreviventes.
A região sofreu no início da semana uma queda de neve histórica, que deixou centenas de moradores de aldeias isolados, enquanto uma série de sismos fortes na quarta-feira reavivou o trauma dos terramotos mais poderosos de agosto e outubro passados e levou à tragédia no hotel.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17