sicnot

Perfil

Mundo

Retirados três cachorros vivos dos escombros do hotel em Itália

© Handout . / Reuters

Equipas de resgate retiraram esta segunda-feira três cachorros vivos dos escombros de um hotel atingido por uma avalancha na passada quarta-feira, no centro de Itália, o que indica que ainda pode haver pessoas vivas no interior.

O porta-voz dos bombeiros Fabio German afirmou que a descoberta dos cachorros mostra que ainda há hipóteses de encontrar vivas algumas das 23 pessoas soterradas pela neve. As equipas de emergência têm esperanças que sobreviventes tenham encontrado bolsas de ar sob as toneladas de neve e detritos.

Até agora foram resgatadas nove pessoas, incluindo quatro crianças, do hotel Rigopiano, que foi atingido por mais de 60 mil toneladas de neve na passada quarta-feira, dia 18. Seis outras pessoas morreram.

Já passou entretanto mais de um dia desde que alguém foi retirado com vida dos escombros, enquanto as condições no local estão a deteriorar-se, com a neve a transformar-se em gelo.

Após a avalancha, os socorristas cavaram mais de 24 horas perante um silêncio de morte antes de se aperceberem dos primeiros sobreviventes.
A região sofreu no início da semana uma queda de neve histórica, que deixou centenas de moradores de aldeias isolados, enquanto uma série de sismos fortes na quarta-feira reavivou o trauma dos terramotos mais poderosos de agosto e outubro passados e levou à tragédia no hotel.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC