sicnot

Perfil

Mundo

Acusado de apoiar Daesh condenado a seis anos de prisão nos EUA

O escalar da ofensiva em Raqqa: A cidade síria continua a ser a "capital" do Daesh. O grupo extremista está a sofrer uma dupla ofensiva na Síria e no Iraque com os curdos a conquistarem a maior população a norte de Mossul e uma aliança árabe-curda a iniciar o ataque a Raqqa. Durante a campanha de Trump, o Presidente eleito prometeu um plano secreto para acabar com o Daesh e é durante 2017 que o mundo vai descobrir até que ponto este plano vai resultar.

© Rodi Said / Reuters

O departamento de Justiça norte-americano disse que um homem que manifestou o desejo de atacar a polícia ou o pessoal militar dos Estados Unidos por alegada fidelidade ao Daesh foi condenado a seis anos de prisão.

A procuradora Annette L. Hayes disse em comunicado que Daniel Seth Franey, também conhecido como Abu Dawuud, foi condenado na segunda-feira por um tribunal em Tacome por posse ilegal de armas de fogo.

Hayes disse que Franey, de Montesano, foi preso em fevereiro de 2016, depois de uma investigação, segundo a qual ele violou repetidamente a ordem que o proibia de possuir armas de fogo.

Franey tornou-se alvo de uma investigação federal depois de relatos de cidadãos sobre a sua retórica de violência, particularmente a apoiar o grupo Daesh.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.