sicnot

Perfil

Mundo

Secretário da Defesa dos EUA assegura compromisso "inabalável" com a NATO

© Jonathan Ernst / Reuters

O secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, afirmou na segunda-feira, num telefonema com o seu homólogo britânico, Michael Fallon, que o compromisso dos Estados Unidos em relação à NATO é "inabalável", informou o porta-voz do Pentágono.

"O secretário Mattis insistiu no facto de que os Estados Unidos e o Reino Unido desfrutarão sempre de uma relação excecionalmente próxima, visível nos nossos laços em matéria de defesa que são a base da segurança americana", indicou Jeff Davis num comunicado.

"Também insistiu no compromisso inabalável dos Estados Unidos em relação à NATO", adiantou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, será na sexta-feira o primeiro dirigente estrangeiro a reunir-se com o novo Presidente norte-americano, Donald Trump, exatamente uma semana após este tomar posse.

Durante a sua campanha eleitoral, Trump considerou que a Aliança Atlântica era "obsoleta".

Os dois ministros da Defesa comprometeram-se igualmente a trabalhar em conjunto nos próximos meses e concordaram "na manutenção do objetivo de eliminar o Daesh", indicou o porta-voz do Pentágono.

Mattis também conversou telefonicamente com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e, segundo o comunicado, o novo secretário da Defesa norte-americano "queria fazer a chamada no seu primeiro dia em funções para reforçar a importância que atribui à Aliança".

Mattis foi comandante de um comando aliado da Aliança Atlântica, o SACT, entre 2007 e 2009.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00