sicnot

Perfil

Mundo

Secretário da Defesa dos EUA assegura compromisso "inabalável" com a NATO

© Jonathan Ernst / Reuters

O secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, afirmou na segunda-feira, num telefonema com o seu homólogo britânico, Michael Fallon, que o compromisso dos Estados Unidos em relação à NATO é "inabalável", informou o porta-voz do Pentágono.

"O secretário Mattis insistiu no facto de que os Estados Unidos e o Reino Unido desfrutarão sempre de uma relação excecionalmente próxima, visível nos nossos laços em matéria de defesa que são a base da segurança americana", indicou Jeff Davis num comunicado.

"Também insistiu no compromisso inabalável dos Estados Unidos em relação à NATO", adiantou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, será na sexta-feira o primeiro dirigente estrangeiro a reunir-se com o novo Presidente norte-americano, Donald Trump, exatamente uma semana após este tomar posse.

Durante a sua campanha eleitoral, Trump considerou que a Aliança Atlântica era "obsoleta".

Os dois ministros da Defesa comprometeram-se igualmente a trabalhar em conjunto nos próximos meses e concordaram "na manutenção do objetivo de eliminar o Daesh", indicou o porta-voz do Pentágono.

Mattis também conversou telefonicamente com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e, segundo o comunicado, o novo secretário da Defesa norte-americano "queria fazer a chamada no seu primeiro dia em funções para reforçar a importância que atribui à Aliança".

Mattis foi comandante de um comando aliado da Aliança Atlântica, o SACT, entre 2007 e 2009.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira