sicnot

Perfil

Mundo

Antissemitismo aumentou na Polónia nos últimos dois anos

© Kacper Pempel / Reuters

A Polónia tem aumentado o antissemitismo ao longo dos últimos dois anos, em parte alimentado pela crise de migrantes na Europa, segundo um estudo divulgado terça-feira.

O Centro de Pesquisa sobre o Preconceito da Universidade do Centro de Varsóvia refere que a aceitação do discurso de ódio antissemita, especialmente entre os jovens polacos na Internet, aumentou entre 2014 e 2016 em relação a anos anteriores.

O estudo foi baseado numa amostra de 1.000 adultos e 700 jovens.Segundo o estudo, apenas 23% dos polacos declarou atitudes positivas em relação ao povo judeu em 2016, contra os 28% registados em 2015.

Os investigadores atribuem o aumento devido a um pico de fobia ao Islão e a sentimentos anti-migrantes desencadeados pela pior crise migratória da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Os investigadores da Universidade de Varsóvia concluíram que o "medo aos muçulmanos que surgiu entre 2014 e 2016 aumentou os sentimentos negativos em relação aos judeus entre as pessoas, independentemente da sua idade ou filiação política".

O estudo refere que 37% dos entrevistados expressaram atitudes negativas em relação a judeus em 2016, em comparação com os 32% registados em 2015.

Segundo o estudo, 56% dos entrevistados disseram que não aceitariam um judeu na sua família, o que representa um aumento de quase 10% em relação a 2014.

Quase 32% dos entrevistados disseram que não queriam vizinhos judeus, em comparação com os 27% registados em 2014.A comunidade judaica na Polónia, com uma população de 38 milhões, tem menos de 10.000 pessoas.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".