sicnot

Perfil

Mundo

O desabafo de uma professora numa carta pública

Eva María Romero Valderas é uma professora espanhola que decidiu escrever uma carta pública, em que diz que gosta muito de ensinar, mas que "está farta da má educação de uma percentagem cada vez maior de alunos", "farta do protecionismo dos pais" e "farta que se ponha em questão o trabalho dos docentes." A carta tornou-se viral em Espanha, depois do jornal La Voz de Marchena a publicar.

A professora destacou "a falta de educação" dos alunos, acompanhada do "protecionismo dos pais", que desejam que os filhos alcancem os seus objetivos sem qualquer esforço e "sem sofrer".

Contudo, a professora não se fica por aqui. Valderas critica ainda a administração das escolas, que "muda as leias que regem o trabalho dos professores, sem fornecer formação mais adequada".

Numa carta longa, lembra ainda a falta de compreensão que sente por grande parte da sociedade espanhola. A professora defende que trabalha para melhorar o seu desempenho e que faz muito pelo ensino, como trabalhar horas extras em casa, e agora por ouvir com regularidade a expressão: "que bem vivem".

"Gosto de ensinar. Gosto de estar com os alunos. Considero-me um motor social de mudança, uma força geradora. Não sou um burro de carga disposto a aguentar tudo até arrebentar".

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias