sicnot

Perfil

Mundo

O desabafo de uma professora numa carta pública

Eva María Romero Valderas é uma professora espanhola que decidiu escrever uma carta pública, em que diz que gosta muito de ensinar, mas que "está farta da má educação de uma percentagem cada vez maior de alunos", "farta do protecionismo dos pais" e "farta que se ponha em questão o trabalho dos docentes." A carta tornou-se viral em Espanha, depois do jornal La Voz de Marchena a publicar.

A professora destacou "a falta de educação" dos alunos, acompanhada do "protecionismo dos pais", que desejam que os filhos alcancem os seus objetivos sem qualquer esforço e "sem sofrer".

Contudo, a professora não se fica por aqui. Valderas critica ainda a administração das escolas, que "muda as leias que regem o trabalho dos professores, sem fornecer formação mais adequada".

Numa carta longa, lembra ainda a falta de compreensão que sente por grande parte da sociedade espanhola. A professora defende que trabalha para melhorar o seu desempenho e que faz muito pelo ensino, como trabalhar horas extras em casa, e agora por ouvir com regularidade a expressão: "que bem vivem".

"Gosto de ensinar. Gosto de estar com os alunos. Considero-me um motor social de mudança, uma força geradora. Não sou um burro de carga disposto a aguentar tudo até arrebentar".

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.