sicnot

Perfil

Mundo

Faltam dois minutos e meio para o dia do juízo final na Terra

Sendo que a meia-noite assinala o dia do juízo final na Terra, um grupo de cientistas divulgou esta quinta-feira o Relógio do Apocalipse para o ano de 2017. Os ponteiros deste relógio foram adiantados 30 segundos, marcando agora 23h57m30s, devido a comentários de Donald Trump sobre o uso de armas nucleares e a sua descrença nas alterações climáticas.

O que é o Relógio do Apocalipse (Doomsday Clock, em inglês)?

Os minutos no relógio são uma metáfora para o quão vulnerável o mundo está de enfrentar uma catástrofe.

O engenho simbólico foi criado em 1947 pelo Boletim de Cientistas Atómicos (Bulletin of the Atomic Scientists, BPA, no original). O Boletim foi fundado na Universidade de Chicago por um grupo de cientistas de ajudou a desenvolver as primeiras armas atómicas.

Hoje em dia, o grupo inclui físicos e cientistas ambientais de todo o mundo e são eles que decidem o ajustamento do relógio, juntamente com um grupo de patrocinadores - que incluem 15 Prémios Nobel.

© Jim Bourg / Reuters

Porque é que foi adicionado meio minuto?

Nos últimos dois anos, o ponteiro do Relógio do Apocalipse ficou nos três minutos antes da hora. Contudo, o BPA diz que o perigo que um desastre global é ainda maior em 2017 e, deste modo, o ponteiro foi movido 30 segundos.

"Os comentários perturbadores de Donald Trump sobre o uso e a proliferação de armas nucleares, a descrença do novo Presidente dos EUA e da sua equipa nas alterações climáticas, afetaram a decisão da equipa. Assim como o crescente nacionalismo por todo o mundo", esta foi a explicação do grupo de cientistas, através de um comunicado publicado no seu site.

Bulletin of the Atomic Scientists

Como é que esta ameaça é comparada aos anos anteriores?

O relógio só esteve tão perto da meia-noite em 1953, quando apontou 23h58, devido aos testes de bombas de hidrogénio realizados naquela época pelos EUA e a então União Soviética.

O primeiro horário no Relógio do Fim do Mundo foi marcado em 1947 e registou sete minutos para a meia-noite, devido aos riscos inerentes à corrida nuclear após a 2.ª Guerra Mundial.

Em 2015 e 2016, o relógio marcou três minutos para a meia-noite e, os cientistas atribuíram o agravamento do quadro global ao aquecimento global e à ampliação e modernização das armas nucleares.

Em 1991, foi registado o tempo mais longo, com 17 minutos para a meia-noite, devido à assinatura do Tratado de Redução de Armas Estratégicas pela Rússia e pelos EUA.

© / Reuters

"Diagnóstico de médico"

Contudo, o BPA destaca que o relógio não é uma ferramenta de previsão, mas sim um "diagnóstico de médico": são levados em conta dados, sintomas e circunstâncias dos riscos globais, o que vai gerar assim a determinação do "quadro clínico".

O Relógio do Apocalipse já foi reajustado 24 vezes e, a partir de 2007, o aquecimento global passou a ser levado em conta.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC