sicnot

Perfil

Mundo

Novos fatos de astronautas inspirados em "2001: Uma Odisseia no Espaço"

A NASA revelou esta semana os fatos dos astronautas do novo foguetão da Boeing. A Internet não deixou escapar as fortes semelhanças com a roupa utilizada no fime de Stanley Kubrik de 1968.

Em vez de vermelho são azuis, de resto, o novo fato de astronauta da missão Boeing Starliner parece saído do "2001: Uma Odisseia no Espaço".

O novo fato tem um capacete maior incorporado na roupa, painel táctil e luvas especiais. Pesa menos que os atuais fatos e tem um sistema novo de ventilação.

"A parte mais importante deste fato é que nos mantém vivos", refere o astronauta Eric Boe no comunicado da NASA. "É mais simples. Os sistemas complicados têm mais hipóteses de terem alguma coisa a correr mal, por isso simples é melhor nestes casos".

O foguetão Starliner da Boeing deverá levar astronautas até à Estação Espacial Internacional em 2018.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.