sicnot

Perfil

Mundo

Novos fatos de astronautas inspirados em "2001: Uma Odisseia no Espaço"

A NASA revelou esta semana os fatos dos astronautas do novo foguetão da Boeing. A Internet não deixou escapar as fortes semelhanças com a roupa utilizada no fime de Stanley Kubrik de 1968.

Em vez de vermelho são azuis, de resto, o novo fato de astronauta da missão Boeing Starliner parece saído do "2001: Uma Odisseia no Espaço".

O novo fato tem um capacete maior incorporado na roupa, painel táctil e luvas especiais. Pesa menos que os atuais fatos e tem um sistema novo de ventilação.

"A parte mais importante deste fato é que nos mantém vivos", refere o astronauta Eric Boe no comunicado da NASA. "É mais simples. Os sistemas complicados têm mais hipóteses de terem alguma coisa a correr mal, por isso simples é melhor nestes casos".

O foguetão Starliner da Boeing deverá levar astronautas até à Estação Espacial Internacional em 2018.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.