sicnot

Perfil

Mundo

Polícia austríaca detém oito suspeitos de ligações ao Daesh

Julian Stratenschulte

Pelo menos oito pessoas foram detidas esta quinta-feira na Áustria por suspeita de ligações ao grupo terrorista Daesh, anunciaram as autoridades austríacas.

As autoridades da Áustria apenas confirmaram a detenção de oito suspeitos, mas a imprensa daquele país noticiou que o número de alegados jihadistas ascendia a uma dezena.

As detenções resultam de uma operação que envolveu um grande dispositivo policial - com centenas de agentes - nas cidades de Viena (a capital) e Graz, no sul do país.

O diário Kurier, que cita "fontes oficiosas" da polícia austríaca, realça que o grupo de alegados islamitas procedia da antiga Jugoslávia e que estava a ser vigiado desde há várias semanas.

A maior parte das detenções - 11 segundo o Kurier e dez segundo a emissora pública ORF - deu-se em Graz, a segunda cidade do país, numa ação que envolveu cerca de 600 polícias.

A televisão ORF noticiou que cerca de 800 polícias participaram globalmente na operação, que incluiu buscas a dezenas de casas.

O ministério do Interior austríaco escusou-se a comentar a operação, afirmando que esta ainda não tinha terminado.

Segundo as fontes do Kurier, não existe neste momento qualquer ameaça terrorista concreta contra a Áustria, nem esta operação está relacionada de alguma forma com a detenção de um alegado terrorista islâmico em Viena na semana passada.

Os suspeitos detidos hoje são acusados de querer formar um grupo radical islâmico na Áustria de acordo com as ideias de Mirsad O., conhecido por "Ebu Tejma", um líder religioso islâmico de origem bósnia, condenado no ano passado por um Tribunal de Graz a 20 anos de cadeia por recrutar combatentes para o grupo terrorista Daesh.

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC