sicnot

Perfil

Mundo

Administração Trump assume mudança de rumo no Médio Oriente

Administração Trump assume mudança de rumo no Médio Oriente

Na política externa dos norte-americanos, a questão israelo-árabe sofreu mudanças, no que parece ser agora um caminho diferente da orientação escolhida pela anterior administração. Na campanha, Donald Trump foi muito claro ao dizer que no Médio Oriente o aliado é Israel e quer mudar a embaixada de Telavive para Jerusalém, como conta o correspondente da SIC, Henrique Cymerman.

  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.

  • Presidente da Palestina espera que Trump "pare com os comentários e inicie as negociações"
    0:34

    Mundo

    Numa atitude de rutura com a política histórica, Trump prometeu reconhecer Jerusalém como capital de Israel e mudar a embaixada. Esta é uma possibilidade que tem gerado vários protestos por parte dos palestinianos, que alertam para efeitos devastadores, nomeadamente para os esforços liderados por Washington nas negociações com Israel para o estabelecimento de um Estado palestiniano. O Presidente da Pelestina, Mahmoud Abbas, já advertiu que esta atitude significa um duro golpe para as esperanças de paz no Médio Oriente.

  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39