sicnot

Perfil

Mundo

Chefe do Pentágono ordena revisão de programa de caças furtivos F-35

© Amir Cohen / Reuters

O secretário da Defesa, James Mattis, ordenou uma revisão do dispendioso programa do avião de combate furtivo F-35, pedindo para se analisar se o caça Boeing F/A-18 "Super Hornet", menos sofisticado, pode ser uma alternativa, anunciou o Pentágono.

"O programa F-35 é um programa crucial que merece uma análise a fundo para reduzir os custos que lhe estão associados", sublinha Mattis num curto memorando divulgado pelo Pentágono.

O F-35, construído pela Lockheed Martin é considerado o programa de armamento mais caro da história militar, com um custo estimado de perto de 400 mil milhões de dólares (374 mil milhões de euros).

No início de janeiro, o Presidente eleito Donald Trump criticou o preço "fora de controlo" daquele avião ultrassofisticado, cujo desenvolvimento foi marcado por atrasos e derrapagens no custo.

O F-35 começou a entrar ao serviço na Força Aérea e na Marinha dos Estados Unidos.

O chefe do Pentágono também ordenou uma revisão do programa de compra do futuro Air Force One, o avião presidencial, encomendado à Boeing.

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.