sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence diz que Trump vai nomear um juiz "construcionista" para o Supremo Tribunal

Matt Rourke

O vice-presidente dos Estados Unidos disse na noite de quinta-feira em Filadélfia que Donald Trump vai manter a promessa de nomear um juiz "estritamente construcionista" para o lugar em falta no Supremo Tribunal.

A expressão pode causar alguma estranheza, mas foi usada por Mike Pence com um propósito. Significa que o juiz escolhido por Trump será alguém que vai interpretar a Constituição de forma literal e sem ter em conta as mudanças que ocorreram na sociedade norte-americana desde o século XVIII, altura em que o documento foi elaborado.

Podem assim confirmar-se as promessas de Trump quando venceu as eleições em novembro de 2016. Na altura, declarou que iria nomear juizes antiaborto e favoráveis ao porte de armas de fogo.

Por enquanto sabe-se apenas que dispõe de uma lista de 20 possíveis candidatos e que deve anunciar na próxima semana o nome do escolhido.

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Esforço dos contribuintes para salvar bancos deve ser minimizado, diz Draghi
    1:49