sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence diz que Trump vai nomear um juiz "construcionista" para o Supremo Tribunal

Matt Rourke

O vice-presidente dos Estados Unidos disse na noite de quinta-feira em Filadélfia que Donald Trump vai manter a promessa de nomear um juiz "estritamente construcionista" para o lugar em falta no Supremo Tribunal.

A expressão pode causar alguma estranheza, mas foi usada por Mike Pence com um propósito. Significa que o juiz escolhido por Trump será alguém que vai interpretar a Constituição de forma literal e sem ter em conta as mudanças que ocorreram na sociedade norte-americana desde o século XVIII, altura em que o documento foi elaborado.

Podem assim confirmar-se as promessas de Trump quando venceu as eleições em novembro de 2016. Na altura, declarou que iria nomear juizes antiaborto e favoráveis ao porte de armas de fogo.

Por enquanto sabe-se apenas que dispõe de uma lista de 20 possíveis candidatos e que deve anunciar na próxima semana o nome do escolhido.

  • Veio para Portugal para estar mais perto da natureza mas o fogo levou-lhe tudo
    4:59
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão