sicnot

Perfil

Mundo

Mike Pence diz que Trump vai nomear um juiz "construcionista" para o Supremo Tribunal

Matt Rourke

O vice-presidente dos Estados Unidos disse na noite de quinta-feira em Filadélfia que Donald Trump vai manter a promessa de nomear um juiz "estritamente construcionista" para o lugar em falta no Supremo Tribunal.

A expressão pode causar alguma estranheza, mas foi usada por Mike Pence com um propósito. Significa que o juiz escolhido por Trump será alguém que vai interpretar a Constituição de forma literal e sem ter em conta as mudanças que ocorreram na sociedade norte-americana desde o século XVIII, altura em que o documento foi elaborado.

Podem assim confirmar-se as promessas de Trump quando venceu as eleições em novembro de 2016. Na altura, declarou que iria nomear juizes antiaborto e favoráveis ao porte de armas de fogo.

Por enquanto sabe-se apenas que dispõe de uma lista de 20 possíveis candidatos e que deve anunciar na próxima semana o nome do escolhido.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05