sicnot

Perfil

Mundo

Putin vai ligar a Trump para falarem sobre a sua relação

Mural em Montenegro onde se lê "Vamos fazer o mundo grande outra vez - juntos"

© Stevo Vasiljevic / Reuters

O Presidente russo pretende telefonar ao Presidente norte-americano este sábado para o felicitar e trocar umas impressões sobre o atual estado das sua relações, anunciou hoje o Kremlin. A Casa Branca anunciou entretanto que Trump conversará também ao telefone com Merkel e Hollande.

Questionado pelos jornalistas se os Presidentes falarão sobre a Ucrânia, o porta-voz do Kremlin apenas disse que é "pouco provável" que falem sobre todos os assuntos que atualmente dizem respeito aos dois países, uma vez que este será o primeiro contacto entre ambos desde a tomada de posse de Trump.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, desencadeado em 2014 pela anexação da Península da Crimeia por Moscovo, e as consequentes sanções económicas impostas por Washington são temas que Trump mencionou anteriormente, dizendo estar preparado para rever estas medidas para reaproximar EUA e Rússia.

Esta posição deverá enfrentar a oposição tanto de personalidades influentes em Washington como de líderes estrangeiros, entre os quais Angela Merkel. Segundo a agência Reuters, que cita uma fonte de Berlim, Trump e a chanceler alemã deverão também falar ao telefone este sábado.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.