sicnot

Perfil

Mundo

Putin vai ligar a Trump para falarem sobre a sua relação

Mural em Montenegro onde se lê "Vamos fazer o mundo grande outra vez - juntos"

© Stevo Vasiljevic / Reuters

O Presidente russo pretende telefonar ao Presidente norte-americano este sábado para o felicitar e trocar umas impressões sobre o atual estado das sua relações, anunciou hoje o Kremlin. A Casa Branca anunciou entretanto que Trump conversará também ao telefone com Merkel e Hollande.

Questionado pelos jornalistas se os Presidentes falarão sobre a Ucrânia, o porta-voz do Kremlin apenas disse que é "pouco provável" que falem sobre todos os assuntos que atualmente dizem respeito aos dois países, uma vez que este será o primeiro contacto entre ambos desde a tomada de posse de Trump.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, desencadeado em 2014 pela anexação da Península da Crimeia por Moscovo, e as consequentes sanções económicas impostas por Washington são temas que Trump mencionou anteriormente, dizendo estar preparado para rever estas medidas para reaproximar EUA e Rússia.

Esta posição deverá enfrentar a oposição tanto de personalidades influentes em Washington como de líderes estrangeiros, entre os quais Angela Merkel. Segundo a agência Reuters, que cita uma fonte de Berlim, Trump e a chanceler alemã deverão também falar ao telefone este sábado.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.