sicnot

Perfil

Mundo

Quem ligou a quem?

Donald Trump e o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, falaram hoje durante uma hora ao telefone. Não se sabe quem ligou a quem, nem sobre o que discutiram, mas a conversa acontece em plena crise diplomática entre os dois países.

"Posso confirmar que falaram", disse um elemento do gabinete do chefe de Estado mexicano, que preferiu não ser identificado, citado pelas agências internacionais. A fonte oficial não forneceu mais pormenores sobre a conversa telefónica entre Trump e Peña Nieto.

Ontem, Enrique Peña Nieto cancelou a visita aos Estados Unidos. Isto depois do novo Presidente norte-americano ter sugerido no Twitter que a viagem do homólogo mexicano seria infrutífera.

Esta manhã Trump voltou ao ataque e escreveu que "o México já andava a aproveitar-se dos Estados Unidos há tempo suficiente".

No centro da discórdia, está a polémica construção de um muro na fronteira entre os dois países. Muro que Trump quer obrigar o México a pagar e cujas obras anunciou que devem começar em breve.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.