sicnot

Perfil

Mundo

Quem ligou a quem?

Donald Trump e o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, falaram hoje durante uma hora ao telefone. Não se sabe quem ligou a quem, nem sobre o que discutiram, mas a conversa acontece em plena crise diplomática entre os dois países.

"Posso confirmar que falaram", disse um elemento do gabinete do chefe de Estado mexicano, que preferiu não ser identificado, citado pelas agências internacionais. A fonte oficial não forneceu mais pormenores sobre a conversa telefónica entre Trump e Peña Nieto.

Ontem, Enrique Peña Nieto cancelou a visita aos Estados Unidos. Isto depois do novo Presidente norte-americano ter sugerido no Twitter que a viagem do homólogo mexicano seria infrutífera.

Esta manhã Trump voltou ao ataque e escreveu que "o México já andava a aproveitar-se dos Estados Unidos há tempo suficiente".

No centro da discórdia, está a polémica construção de um muro na fronteira entre os dois países. Muro que Trump quer obrigar o México a pagar e cujas obras anunciou que devem começar em breve.

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.