sicnot

Perfil

Mundo

Quem ligou a quem?

Donald Trump e o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, falaram hoje durante uma hora ao telefone. Não se sabe quem ligou a quem, nem sobre o que discutiram, mas a conversa acontece em plena crise diplomática entre os dois países.

"Posso confirmar que falaram", disse um elemento do gabinete do chefe de Estado mexicano, que preferiu não ser identificado, citado pelas agências internacionais. A fonte oficial não forneceu mais pormenores sobre a conversa telefónica entre Trump e Peña Nieto.

Ontem, Enrique Peña Nieto cancelou a visita aos Estados Unidos. Isto depois do novo Presidente norte-americano ter sugerido no Twitter que a viagem do homólogo mexicano seria infrutífera.

Esta manhã Trump voltou ao ataque e escreveu que "o México já andava a aproveitar-se dos Estados Unidos há tempo suficiente".

No centro da discórdia, está a polémica construção de um muro na fronteira entre os dois países. Muro que Trump quer obrigar o México a pagar e cujas obras anunciou que devem começar em breve.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.