sicnot

Perfil

Mundo

Presidente francês pede respeito de princípio de "acolhimento de refugiados"

JO\303\203O RELVAS

O Presidente francês pediu este sábado ao homólogo norte-americano que respeite o princípio de "acolhimento dos refugiados", fundamento das democracias dos dois países, indicou um comunicado da presidência francesa.

Numa conversa telefónica, de iniciativa de Donald Trump, "o chefe de Estado advertiu contra as consequências económicas e políticas de uma estratégia protecionista", sublinhando que, "perante um mundo instável e incerto, o isolamento é uma resposta sem resultados".

Hollande "lembrou a convicção de que o combate pela defesa das democracias" francesa e norte-americana só era eficaz "no respeito dos princípios fundamentais, em particular, o acolhimento dos refugiados".

O chefe de Estado francês insistiu "na importância para o planeta da aplicação da convenção de Paris sobre as alterações climáticas", que Trump questiona.

De acordo com o comunicado da Presidência francesa, Hollande lembrou que a luta contra o terrorismo é uma prioridade comum de Paris e Washington e reafirmou "a determinação em manter as ações no Iraque e na Síria".

"A solução da situação na Síria" deve ser procurada "num quadro político e sob a égide das Nações Unidas (...) nenhuma outra solução seria duradoura ou credível", destacou.

Sobre o Irão, o Presidente francês defendeu "vigilância sobre atitudes do Irão na sua vizinhaça", sublinhando que "o acordo sobre o nuclear deve ser rigorosamente respeitado e plenamente aplicado".

Os dois responsáveis abordaram as relações com a Rússia, com Hollande a reafirmar "a vontade de prosseguir e intensificar o diálogo em todas as questões".

"As sanções ligadas à situação na Ucrânia" só poderão "ser levantadas quando a situação no leste do país" for "resolvida mediante a aplicação total dos acordos de Minsk", disse.

Em Lisboa, onde decorreu este sábado uma "cimeira dos países mediterrânicos da UE", Hollande tinha pedido à Europa para transmitir "com clareza" a Donald Trump que "é uma força, uma garantia, uma proteção e um espaço de liberdade e de democracia".

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC