sicnot

Perfil

Mundo

Trump e Merkel sublinham importância da NATO

MICHAEL REYNOLDS

O Presidente dos Estados Unidos e a Chanceler alemã sublinharam este sábado "a importância fundamental da NATO", durante uma longa conversa telefónica, indicou a Casa Branca.

Donald Trump e Angela Merkel "concordam em reconhecer a importância fundamental da NATO no âmbito de uma relação transatlântica alargada e o seu papel para garantir a paz e a estabilidade da comunidade do Atlântico Norte", sublinhou em comunicado.

A Casa Branca anunciou que Trump vai estar em julho na cimeira do G20, em Hamburgo, e deverá receber "em breve a Chanceler em Washington", acrescentou.

Além de Merkel, o Presidente norte-americano falou ao telefone com os homólogos francês, François Hollande, e russo, Vladimir Putin.

Durante a campanha eleitoral, Trump mostrou-se muito crítico em relação à Aliança Atlântica, que considerou obsoleta, e aos Estados-membros por não assumirem a sua parte do fardo financeiro.

Merkel e Trump sublinhram a necessidade de modernização da NATO, para ser capaz de responder aos desafios do século XXI.

"A nossa defesa comum pede um investimento apropriado nas capacidades militares para garantir que todos os aliados contribuem de forma justa para a nossa segurança coletiva", afirmaram os dois responsáveis.

Sinal da preocupação dos europeus sobre esta questão, o Presidente francês, François Hollande, também sublinhou "o carácter indispensável da NATO", na conversa telefónica que manteve com Trump.

O tema já tinha sida abordado, na sexta-feira, durante a visita da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Washington.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.