sicnot

Perfil

Mundo

Trump e Merkel sublinham importância da NATO

MICHAEL REYNOLDS

O Presidente dos Estados Unidos e a Chanceler alemã sublinharam este sábado "a importância fundamental da NATO", durante uma longa conversa telefónica, indicou a Casa Branca.

Donald Trump e Angela Merkel "concordam em reconhecer a importância fundamental da NATO no âmbito de uma relação transatlântica alargada e o seu papel para garantir a paz e a estabilidade da comunidade do Atlântico Norte", sublinhou em comunicado.

A Casa Branca anunciou que Trump vai estar em julho na cimeira do G20, em Hamburgo, e deverá receber "em breve a Chanceler em Washington", acrescentou.

Além de Merkel, o Presidente norte-americano falou ao telefone com os homólogos francês, François Hollande, e russo, Vladimir Putin.

Durante a campanha eleitoral, Trump mostrou-se muito crítico em relação à Aliança Atlântica, que considerou obsoleta, e aos Estados-membros por não assumirem a sua parte do fardo financeiro.

Merkel e Trump sublinhram a necessidade de modernização da NATO, para ser capaz de responder aos desafios do século XXI.

"A nossa defesa comum pede um investimento apropriado nas capacidades militares para garantir que todos os aliados contribuem de forma justa para a nossa segurança coletiva", afirmaram os dois responsáveis.

Sinal da preocupação dos europeus sobre esta questão, o Presidente francês, François Hollande, também sublinhou "o carácter indispensável da NATO", na conversa telefónica que manteve com Trump.

O tema já tinha sida abordado, na sexta-feira, durante a visita da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Washington.

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.