sicnot

Perfil

Mundo

Trump e Merkel sublinham importância da NATO

MICHAEL REYNOLDS

O Presidente dos Estados Unidos e a Chanceler alemã sublinharam este sábado "a importância fundamental da NATO", durante uma longa conversa telefónica, indicou a Casa Branca.

Donald Trump e Angela Merkel "concordam em reconhecer a importância fundamental da NATO no âmbito de uma relação transatlântica alargada e o seu papel para garantir a paz e a estabilidade da comunidade do Atlântico Norte", sublinhou em comunicado.

A Casa Branca anunciou que Trump vai estar em julho na cimeira do G20, em Hamburgo, e deverá receber "em breve a Chanceler em Washington", acrescentou.

Além de Merkel, o Presidente norte-americano falou ao telefone com os homólogos francês, François Hollande, e russo, Vladimir Putin.

Durante a campanha eleitoral, Trump mostrou-se muito crítico em relação à Aliança Atlântica, que considerou obsoleta, e aos Estados-membros por não assumirem a sua parte do fardo financeiro.

Merkel e Trump sublinhram a necessidade de modernização da NATO, para ser capaz de responder aos desafios do século XXI.

"A nossa defesa comum pede um investimento apropriado nas capacidades militares para garantir que todos os aliados contribuem de forma justa para a nossa segurança coletiva", afirmaram os dois responsáveis.

Sinal da preocupação dos europeus sobre esta questão, o Presidente francês, François Hollande, também sublinhou "o carácter indispensável da NATO", na conversa telefónica que manteve com Trump.

O tema já tinha sida abordado, na sexta-feira, durante a visita da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Washington.

Lusa

  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é portuguesa e há uma outra portuguesa desaparecida. Entretanto, uma pessoa morreu e cinco suspeitos foram abatidos num segundo ataque esta madrugada em Cambrils. As buscas centram-se num nome: Moussa Oukabir. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Driss Oukabir: suspeito do atentado ou vítima de roubo de identidade?
    2:40

    Ataque em Barcelona

    Um dos dois suspeitos, do ataque nas Ramblas, detidos pela polícia foi inicialmente identificado como Driss Oukabir, um homem de 28 anos. Mais tarde, um homem com o mesmo nome apresentou-se numa esquadra em Girona, a mais de 100 quilómetros do local do atropelamento afirmando que lhe tinha sido roubada a identificação. De acordo com alguma imprensa espanhola, poderá ter sido o irmão, Moussa Oukabir, um jovem de 18 anos que vive em Barcelona, como explicou também Nuno Rogeiro, comentador da SIC.

  • "O abandono provoca incêndios desta dimensão"
    0:55

    País

    O antigo vereador da Câmara de Mação José Silva acredita que a desertificação do interior também é, em parte, responsável pelos incêndios. Segundo José Silva, Mação tem cada vez menos habitantes e é por essa razão que os terrenos são deixados ao abandono.

  • Mação perdeu 80% da área florestal
    3:39
  • Ágata candidata-se à Câmara de Castanheira de Pera
    3:42