sicnot

Perfil

Mundo

Trump e Merkel sublinham importância da NATO

MICHAEL REYNOLDS

O Presidente dos Estados Unidos e a Chanceler alemã sublinharam este sábado "a importância fundamental da NATO", durante uma longa conversa telefónica, indicou a Casa Branca.

Donald Trump e Angela Merkel "concordam em reconhecer a importância fundamental da NATO no âmbito de uma relação transatlântica alargada e o seu papel para garantir a paz e a estabilidade da comunidade do Atlântico Norte", sublinhou em comunicado.

A Casa Branca anunciou que Trump vai estar em julho na cimeira do G20, em Hamburgo, e deverá receber "em breve a Chanceler em Washington", acrescentou.

Além de Merkel, o Presidente norte-americano falou ao telefone com os homólogos francês, François Hollande, e russo, Vladimir Putin.

Durante a campanha eleitoral, Trump mostrou-se muito crítico em relação à Aliança Atlântica, que considerou obsoleta, e aos Estados-membros por não assumirem a sua parte do fardo financeiro.

Merkel e Trump sublinhram a necessidade de modernização da NATO, para ser capaz de responder aos desafios do século XXI.

"A nossa defesa comum pede um investimento apropriado nas capacidades militares para garantir que todos os aliados contribuem de forma justa para a nossa segurança coletiva", afirmaram os dois responsáveis.

Sinal da preocupação dos europeus sobre esta questão, o Presidente francês, François Hollande, também sublinhou "o carácter indispensável da NATO", na conversa telefónica que manteve com Trump.

O tema já tinha sida abordado, na sexta-feira, durante a visita da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Washington.

Lusa

  • PS acusa PSD e CDS de falta de agenda política
    1:01

    Caso CGD

    O PS considera o anúncio desta nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos um ataque doentio de PSD e CDS ao ministro das Finanças, que visa apenas desviar as atenções dos bons resultados da economia portuguesa. O deputado socialista João Paulo Correia diz que falta agenda política aos partidos de direita.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.