sicnot

Perfil

Mundo

Berlim vai defender cidadãos do veto de Trump em coordenação com UE

© Fabrizio Bensch / Reuters

O Governo alemão advertiu este domingo que defenderá "com determinação" e em coordenação com os seus parceiros da União Europeia (UE) os interesses dos seus cidadãos com dupla nacionalidade face ao decreto anti-imigração norte-americano.

Assinado na sexta-feira pelo Presidente, Donald Trump, o decreto proíbe a entrada a todos os cidadãos da Síria, Líbia, Sudão, Irão, Iraque, Somália e Iémen durante 90 dias, bem como aos refugiados de qualquer origem durante 120 dias.

"As nossas embaixadas em Washington estão a analisar com toda a celeridade possível as consequências que esse decreto pode ter para os nossos cidadãos com dupla nacionalidade", indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sigmar Gabriel, num comunicado conjunto com o seu homólogo holandês, Bert Koenders.

O texto assinala a determinação de ambos os países de darem os passos necessários à escala da UE na defesa daqueles interesses, afirmando que as "medidas adequadas" serão tomadas rapidamente.

Os chefes da diplomacia da Alemanha e da Holanda destacam o seu compromisso com a luta contra o terrorismo, mas consideram que esta não deve contrariar os valores fundamentais, entre os quais a não-estigmatização das pessoas por razões de origem ou religião.

A medida norte-americana visa, segundo Trump, lutar contra os "terroristas islâmicos radicais".

"A proteção dos refugiados é um preceito ancorado no direito internacional, de acordo com a Convenção de Genebra, que não está em discussão", nota ainda o comunicado.

A aplicação do decreto anti-imigração já levou à detenção de 109 pessoas nas fronteiras e impediu cerca de 200 de voarem para os Estados Unidos.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.