sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto o antepassado mais antigo do ser humano

Uma reconstrução da espécie feita com base nos fósseis encontrados. Uma criatura que não teria mais que 1 milímetro de comprimento.

DR

Um grupo de cientistas chineses descobriu aquele que será o antecessor mais antigo da espécie humana, bem como um vasto conjunto de outras espécies.

Os cientistas revelam que os traços fossilizados, que estão "extraordinariamente bem conservados", pertencem a uma criatura que existiu há cerca de 540 milhões de anos.

O animal marinho microscópico passa assim a representar o marco mais antigo do processo evolucionário que se seguiu até aos peixes e, eventualmente, aos humanos.

Segundo os investigadores, o Saccorhytus, que tem cerca de 1 milímetro, é o exemplo mais primitivo de uma categoria de animais denominada "deuterostomes", que são antecessores comuns de várias espécies, incluindo animais vertebrados.

Mais detalhes desta descoberta podem ser lidos na revista Nature.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39
  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00