sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto o antepassado mais antigo do ser humano

Uma reconstrução da espécie feita com base nos fósseis encontrados. Uma criatura que não teria mais que 1 milímetro de comprimento.

DR

Um grupo de cientistas chineses descobriu aquele que será o antecessor mais antigo da espécie humana, bem como um vasto conjunto de outras espécies.

Os cientistas revelam que os traços fossilizados, que estão "extraordinariamente bem conservados", pertencem a uma criatura que existiu há cerca de 540 milhões de anos.

O animal marinho microscópico passa assim a representar o marco mais antigo do processo evolucionário que se seguiu até aos peixes e, eventualmente, aos humanos.

Segundo os investigadores, o Saccorhytus, que tem cerca de 1 milímetro, é o exemplo mais primitivo de uma categoria de animais denominada "deuterostomes", que são antecessores comuns de várias espécies, incluindo animais vertebrados.

Mais detalhes desta descoberta podem ser lidos na revista Nature.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.