sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto o antepassado mais antigo do ser humano

Uma reconstrução da espécie feita com base nos fósseis encontrados. Uma criatura que não teria mais que 1 milímetro de comprimento.

DR

Um grupo de cientistas chineses descobriu aquele que será o antecessor mais antigo da espécie humana, bem como um vasto conjunto de outras espécies.

Os cientistas revelam que os traços fossilizados, que estão "extraordinariamente bem conservados", pertencem a uma criatura que existiu há cerca de 540 milhões de anos.

O animal marinho microscópico passa assim a representar o marco mais antigo do processo evolucionário que se seguiu até aos peixes e, eventualmente, aos humanos.

Segundo os investigadores, o Saccorhytus, que tem cerca de 1 milímetro, é o exemplo mais primitivo de uma categoria de animais denominada "deuterostomes", que são antecessores comuns de várias espécies, incluindo animais vertebrados.

Mais detalhes desta descoberta podem ser lidos na revista Nature.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite