sicnot

Perfil

Mundo

Embaixadas na Europa informam cidadãos com dupla nacionalidade para não pedirem vistos

© Amir Cohen / Reuters

Embaixadas americanas na Europa estão a aconselhar cidadãos oriundos dos sete países muçulmanos abrangidos pela nova medida de imigração de Donald Trump a não pedirem vistos ou agendarem a entrevista consular necessária, mesmo que tenham dupla nacionalidade.

Este aviso está a ser emitido pelas embaixadas dos Estados Unidos em Londres e Berlim, informou esta segunda-feira a agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP).

Um aviso urgente divulgado hoje na página na Internet da representação diplomática norte-americana no Reino Unido informa que a emissão de vistos para estrangeiros oriundos dos sete países abrangidos pela ordem executiva assinada na passada sexta-feira pelo Presidente Donald Trump (Iraque, Irão, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen) "foi suspensa imediatamente até nova notificação".

"Se é cidadão, ou tem dupla nacionalidade, de um desses países, por favor, não agende neste momento a entrevista consular necessária para a atribuição do visto ou pague qualquer taxa associada ao visto", refere a mesma nota informativa.

A embaixada norte-americana em Londres pede ainda aos cidadãos estrangeiros que tenham a entrevista consular já agendada para não comparecerem, porque os serviços da representação diplomática não podem prosseguir com o processo.

O aviso esclarece ainda que "algumas viagens para fins governamentais oficiais, relacionadas com negócios oficiais ou em nome de organizações internacionais designadas, em nome da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), ou por alguns funcionários oficiais, não estão sujeitas a esta suspensão".

Trump assinou no passado dia 27 de janeiro um decreto presidencial que impede a entrada nos Estados Unidos durante três meses aos cidadãos do Iraque, Irão, Iémen, Líbia, Somália, Sudão e Síria, no âmbito de um pacote de medidas para proteger o país de "terroristas islâmicos radicais".

Durante o fim de semana, a ordem executiva anti-imigração de Trump gerou protestos com milhares de pessoas nos principais aeroportos dos Estados Unidos.

Lusa

  • ONU considera política anti-imigração de Trump ilegal e mesquinha

    Mundo

    O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos denunciou esta segunda-feira a "falta de generosidade" de Trump ao assinar o decreto anti-imigração. O decreto assinada por Donald Trump impede que pessoas provenientes do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen viajem para os Estados Unidos.

  • Incidentes nos aeroportos criados pelos manifestantes, escreve Trump no Twitter

    Mundo

    Donald Trump continua a defender o decreto anti-imigração e, num comentário publicado hoje no Twitter, garante que a aplicação das novas restrições está a decorrer normalmente. Os incidentes que se têm registado nos aeroportos dos EUA devem-se a problemas informáticos da Delta Airlines e aos manifestantes, afirma o Presidente norte-americano.

  • Guterres critica encerramento de fronteiras

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas condenou hoje o encerramento de fronteiras. Uma alusão à política anti-imigração dos Estados Unidos, que fecharam as fronteiras a habitantes de sete países de maioria muçulmana, durante 90 dias.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.