sicnot

Perfil

Mundo

Empresário Eike Batista detido por envolvimento em esquemas de corrupção no Brasil

© Ueslei Marcelino / Reuters

O empresário brasileiro Eike Batista foi preso esta segunda-feira por agentes da Polícia Federal após ter desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 10:00 (12:00 Lisboa).

O empresário estava em Nova Iorque e era considerado foragido depois de a sua prisão preventiva ter sido decretada na última quinta-feira pela Justiça brasileira, que pediu a inclusão do seu nome na lista de procurados da Interpol.

Eike Batista é acusado de ter cometido os crimes de corrupção ativa, passiva e organização criminosa, pelo seu suposto envolvimento num esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, cujos desvios somam menos 100 milhões de dólares (93 milhões de euros).

O empresário é acusado de pagar subornos no valor de 16 milhões de dólares (14,9 milhões e euros) em troca do favorecimento em licitações de obras públicas. O mandado de prisão contra Eike Batista está incluído na operação Eficiência, um desdobramento das investigações de corrupção da operação Lava Jato na Petrobras e em diversos órgãos públicos do Brasil.

Eike Batista tornou-se um empresário mundialmente conhecido em 2012, quando foi considerado pela revista Forbes, dos Estado Unidos, o homem mais rico do Brasil e o sétimo mais rico do mundo.

Em 2013, porém, as suas empresas, que fazem parte de uma holding chamada EBX, entraram em crise e perdeu uma parte considerável do seu património.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.