sicnot

Perfil

Mundo

Empresário Eike Batista detido por envolvimento em esquemas de corrupção no Brasil

© Ueslei Marcelino / Reuters

O empresário brasileiro Eike Batista foi preso esta segunda-feira por agentes da Polícia Federal após ter desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 10:00 (12:00 Lisboa).

O empresário estava em Nova Iorque e era considerado foragido depois de a sua prisão preventiva ter sido decretada na última quinta-feira pela Justiça brasileira, que pediu a inclusão do seu nome na lista de procurados da Interpol.

Eike Batista é acusado de ter cometido os crimes de corrupção ativa, passiva e organização criminosa, pelo seu suposto envolvimento num esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, cujos desvios somam menos 100 milhões de dólares (93 milhões de euros).

O empresário é acusado de pagar subornos no valor de 16 milhões de dólares (14,9 milhões e euros) em troca do favorecimento em licitações de obras públicas. O mandado de prisão contra Eike Batista está incluído na operação Eficiência, um desdobramento das investigações de corrupção da operação Lava Jato na Petrobras e em diversos órgãos públicos do Brasil.

Eike Batista tornou-se um empresário mundialmente conhecido em 2012, quando foi considerado pela revista Forbes, dos Estado Unidos, o homem mais rico do Brasil e o sétimo mais rico do mundo.

Em 2013, porém, as suas empresas, que fazem parte de uma holding chamada EBX, entraram em crise e perdeu uma parte considerável do seu património.

Lusa

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16