sicnot

Perfil

Mundo

O mundo escreve uma carta a Trump

Evan Vucci / AP

Os cidadãos de todo o mundo unem-se numa carta enderaçada ao Presidente dos Estados Unidos. Rejeitam o medo e o ódio que Donald Trump está a instigar com a compulsiva alteração de leis, nomeadamente com a recente política anti-imigração.

A carta-aberta já tem mais de 3 milhões e 500 mil assinaturas de cidadãos de países tão diferentes como a Finlândia e a Arábia Saudita.

Com 4 milhões de assinaturas, a carta será enviada para vários jornais pelo mundo.

Caro Sr. Trump,

Isto não é o que grandiosidade deve ser.

O mundo rejeita o seu medo, ódio e intolerância. Rejeitamos o seu apoio à tortura, os seus apelos à morte de civis e à violência em geral. Rejeitamos a difamação de mulheres, muçulmanos, mexicanos e milhões de outros que não são parecidos consigo, não falam da mesma forma ou não rezam ao mesmo deus.

Perante o seu medo escolhemos a compaixão. Ouvindo o seu desespero escolhemos esperança. Vendo a sua ignorância escolhemos compreensão.

Como cidadãos do mundo, estamos juntos contra a divisão que quer instituir.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.