sicnot

Perfil

Mundo

Democratas unem esforços para travar Trump

© Aaron Bernstein / Reuters

Alimentados pela revolta contra as recentes medidas de Donald Trump, os democratas norte-americanos estão a reunir forças para responder à nova administração. Ontem, no Congresso, lançaram aquilo que, dizem, será uma "luta prolongada" em várias frentes e que vai incluir a aprovação de duas propostas de lei para revogar o decreto de Trump e limitar a autoridade executiva do Presidente em matérias de imigração.

Os planos representam uma viragem vital na estratégia democrata, depois de várias semanas a tentar trabalhar com Trump e com os republicanos em áreas de acordo - uma tentativa que saiu gorada, com Trump a "esfarrapar a Constituição", como afirmou um conselheiro da Casa Branca citado pelo Washington Post.

"Deveríamos estar a usar o nosso tempo a falar das consequências perigosas para a segurança nacional dos EUA desta nova ordem presidencial", referiu entretanto o senador Chris Murphy.

"Espero que os democratas se ergam e usem todas as ferramentas que têm, incluindo a obstrução", declarou o ex-secretário do Trabalho Tom Perez.

Por outro lado, o decreto para a suspensão temporária do programa de acolhimento de refugiados mereceu também críticas e protestos do próprio Partido Republicano, que exige a sua revisão ou revogação.

Pelo menos um dúzia de legisladores e conselheiros afirmaram ontem que a medida de Trump os apanhou de surpresa e expressaram preocupação face às consequências da ordem.

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de quatro anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.