sicnot

Perfil

Mundo

Democratas unem esforços para travar Trump

© Aaron Bernstein / Reuters

Alimentados pela revolta contra as recentes medidas de Donald Trump, os democratas norte-americanos estão a reunir forças para responder à nova administração. Ontem, no Congresso, lançaram aquilo que, dizem, será uma "luta prolongada" em várias frentes e que vai incluir a aprovação de duas propostas de lei para revogar o decreto de Trump e limitar a autoridade executiva do Presidente em matérias de imigração.

Os planos representam uma viragem vital na estratégia democrata, depois de várias semanas a tentar trabalhar com Trump e com os republicanos em áreas de acordo - uma tentativa que saiu gorada, com Trump a "esfarrapar a Constituição", como afirmou um conselheiro da Casa Branca citado pelo Washington Post.

"Deveríamos estar a usar o nosso tempo a falar das consequências perigosas para a segurança nacional dos EUA desta nova ordem presidencial", referiu entretanto o senador Chris Murphy.

"Espero que os democratas se ergam e usem todas as ferramentas que têm, incluindo a obstrução", declarou o ex-secretário do Trabalho Tom Perez.

Por outro lado, o decreto para a suspensão temporária do programa de acolhimento de refugiados mereceu também críticas e protestos do próprio Partido Republicano, que exige a sua revisão ou revogação.

Pelo menos um dúzia de legisladores e conselheiros afirmaram ontem que a medida de Trump os apanhou de surpresa e expressaram preocupação face às consequências da ordem.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07