sicnot

Perfil

Mundo

Democratas unem esforços para travar Trump

© Aaron Bernstein / Reuters

Alimentados pela revolta contra as recentes medidas de Donald Trump, os democratas norte-americanos estão a reunir forças para responder à nova administração. Ontem, no Congresso, lançaram aquilo que, dizem, será uma "luta prolongada" em várias frentes e que vai incluir a aprovação de duas propostas de lei para revogar o decreto de Trump e limitar a autoridade executiva do Presidente em matérias de imigração.

Os planos representam uma viragem vital na estratégia democrata, depois de várias semanas a tentar trabalhar com Trump e com os republicanos em áreas de acordo - uma tentativa que saiu gorada, com Trump a "esfarrapar a Constituição", como afirmou um conselheiro da Casa Branca citado pelo Washington Post.

"Deveríamos estar a usar o nosso tempo a falar das consequências perigosas para a segurança nacional dos EUA desta nova ordem presidencial", referiu entretanto o senador Chris Murphy.

"Espero que os democratas se ergam e usem todas as ferramentas que têm, incluindo a obstrução", declarou o ex-secretário do Trabalho Tom Perez.

Por outro lado, o decreto para a suspensão temporária do programa de acolhimento de refugiados mereceu também críticas e protestos do próprio Partido Republicano, que exige a sua revisão ou revogação.

Pelo menos um dúzia de legisladores e conselheiros afirmaram ontem que a medida de Trump os apanhou de surpresa e expressaram preocupação face às consequências da ordem.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11